Filho, você ainda não nasceu. Na verdade, sua mãe nem esta grávida ainda. Mas, eu já encontrei a mulher que será sua mãe e nós estamos casados, felizes e fazendo planos para ter você conosco.
Sua mãe escolheu um nome para você, o nome de um anjo, o mais bravo guerreiro dentre os anjos: Miguel. Por coincidência também é o nome de um grande amigo meu, tão bravo e nobre quanto o anjo.
Eu espero que você seja assim, bondoso com os necessitados e valente contra os injustos. Tenho muita esperança na pessoa que você será, mas, fique tranquilo, a única expectativa que realmente importa é a de que você seja feliz, pois foi assim que meus pais me ensinaram a amar e é assim que te amarei.
Tudo que digo aqui é para você, meu filho ou filha, homem ou mulher e, assim, também espero que você entenda que homens e mulheres são iguais, que todos os seres humanos são iguais.
Meu filho, lute sempre contra a discriminação e seja um defensor das minorias, mesmo que você esteja inserido no convívio das maiorias. Não negocie com a maldade, defenda o bem, mesmo que isso lhe faça menos querido por pessoas próximas.
Seja sincero, mas sempre educado. Nunca humilhe ninguém e não enxergue em você qualquer superioridade. Se precisar lutar contra o mal, lute dentro dos limites da lei. Não se torne o mal para combater o mal. Lembre-se de buscar a salvação da sua alma imortal.
Divirta-se na juventude. Faça amigos e seja fiel a eles. Na vida adulta constitua uma família sua e saiba que a família é o nosso maior bem.
Ame as crianças, os idosos e os animais, viva no meio deles, pois eles, tão puros, são capazes de purificá-lo e curá-lo dos acúmulos da guerra cotidiana.
Filho, você nascerá e eu não serei mais o filho, serei o pai. "Algum dia enxergarei o mundo pelos seus olhos e você pelos meus".
Quando ler esse texto, saiba que eu já te amava desde o tempo em que você era apenas uma ideia, uma vontade. Te aguardamos.