Por meio de várias denúncias anônimas, dois jovens foram presos em flagrante, na tarde de ontem, acusados de comercializar entorpecentes nas proximidades da escola estadual "Frei Thimoteo Van Den Broeck", no Jardim Esperança, em Mogi das Cruzes. Wágner Inácio dos Santos, de 20 anos - já com antecedentes pelo mesmo tipo de crime -, e Thiago Luiz Martins Pedroso, 18, foram detidos, a cerca de 50 metros da instituição de ensino, com drogas e uma quantia em dinheiro que seria proveniente da venda.
O cabo Vilela e o soldado De Lima faziam patrulhamento pelo local, quando perceberam os rapazes em atitudes suspeitas na rua Kazumo Sumizono. Ao ver a viatura, a dupla fugiu.
Na tentativa de escapar da abordagem, Santos teria dispensado pelo caminho uma sacola plástica. No entanto, ele e Pedroso foram alcançados em um campo ao lado da escola. Nos bolsos deles, a PM disse que havia dinheiro e cápsulas contendo cocaína.
Após detê-los, os policiais militares recolheram a sacola plástica, onde encontraram mais drogas. Ao todo, foram apreendidos 38 invólucros de cocaína, 68 cápsulas de crack, 89 pedras de crack, sete pedras de haxixe, 23 "buchas" de maconha e nove "pinos" de maconha grandes, além de R$ 30 em dinheiro.
Os acusados foram levados para o plantão do 2º Distrito Policial (DP) de Brás Cubas, onde o delegado Guilherme Cyrino e o escrivão Gomes elaboraram a ocorrência.
Incineradas
Na manhã de hoje, o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, acompanha a incineração de aproximadamente 2,5 toneladas de drogas e materiais em um forno no bairro Sertãozinho, em Mauá. Foram investidos R$ 41.250,00 no processo.
Serão destruídos 250 litros de éter etílico. 1,6 tonelada de cocaína, 757 kg de pasta-base de cocaína, 163 kg de insumos em pó para refino e 56 kg de objetos usados na produção de substâncias ilícitas.
Os entorpecentes foram apreendidos no dia 17 de julho, durante operação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), na zona rural de Santa Isabel. Na ocasião, cinco traficantes foram presos, entre eles o líder da distribuição de drogas de uma facção criminosa.