O 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes realizará amanhã, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, "Uma Manhã Diferente de Domingo", na rua Gumercindo Coelho, na Vila Cecília, no distrito de Brás Cubas. A ação tem por objetivo proporcionar momentos de lazer e diversão aos moradores do bairro, sendo também uma forma de aproximar a corporação da comunidade.
Durante o evento, que será realizado das 9 às 13 horas , serão instalados brinquedos e distribuídos lanches e sucos para as crianças. Já os demais moradores poderão verificar as condições básicas de saúde e receber orientações em uma tenda montada pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, também serão expostos caminhões dos bombeiros e da Polícia Ambiental.
No ínício deste mês, a via foi palco de uma chacina que resultou em três mortes e duas pessoas feridas. O bairro, também conhecido popularmente como "Favela da Banana", é bastante conhecido no município devido a ocorrências de tráfico de drogas.
De acordo com o comandante interino do 17º Batalhão da PM, major Anderson Caldeira, a ação deste domingo tem como principal objetivo "resgatar a confiança da comunidade na instituição". "Nós queremos mostrar que a Polícia Militar pode estar no local não apenas para prender criminosos. É uma forma de permitirmos que as crianças possam sair na rua e brincar, sem ter de ficar nos muros acuadas com o tráfico de drogas", disse.
Caldeira destacou ainda que o evento será um "experimento" para que outras localidades, que também enfrentam o mesmo problema, possam receber a ação. "Durante a nossa estadia na comunidade, para fazermos alguns acertos para o evento, um morador disse uma coisa que descreve o que estamos tentando fazer naquele local: 'Vamos mudar a história da rua Gumercindo'. E é isso que queremos, pois lá não é lugar para chacinas. Nosso desejo é devolver a sensação de segurança", concluiu.