A Prefeitura de Suzano abriu processo licitatório para contratação de uma nova empresa que fará a administração do serviço de Zona Azul na cidade. A expectativa é que, com o final do certame, a organização vencedora amplie o número de vagas de 1.560 para 1,9 mil. No momento, a cobrança é feita pela Belabru Comércio e Representações Ltda., que assumiu o serviço em 2012.
Segundo a administração municipal, o contrato com a empresa atual terminou, por isso a necessidade de abrir uma nova concorrência pública. "A previsão é que com a nova empresa as vagas aumentem para 1,9 mil, que serão criadas assim que a licitação encerrar e a empresa vencedora começar os trabalhos", explicou.
Recentemente, o valor cobrado pelo sistema de estacionamento rotativo aumentou de R$ 1 para R$ 1,50, deixando de ser o município com uma das tarifas mais baratas da região.
O sistema de Zona Azul na cidade é bastante criticado em função das poucas vagas e baixo número de agentes que vendem o cartão. Ao contrário de Mogi das Cruzes, a cidade não conta com parquímetros, que ajudam na comercialização dos tíquetes.
Conforme o Dat apurou, entre as novas ruas que deverão receber estacionamento rotativo estão a Abdo Rachid, Marechal Deodoro, Campos Sales, Barão do Rio Branco, Félix Romanos, Nove de Julho, Sete de Setembro, Dona Augusta Aparecida Carvalho de Moraes, Missionária Sara Cooper, entre outras.
Serviço
O serviço de Zona Azul, regulamentado no início do ano por meio de um projeto de lei aprovado pela Câmara, prevê o recebimento de uma notificação e, posteriormente multa, no caso dos veículos que forem flagrados sem o pagamento da tarifa ou com o tempo de permanência expirado. Segundo a prefeitura, eles terão cinco minutos para efetuarem a quitação a contar do horário da emissão do aviso de cobrança.
Estão isentos de pagar qualquer taxa veículos pertencentes a administração municipal, carros oficiais do governo do Estado e da União, de órgãos de Imprensa, de pessoas com deficiência (por até duas horas) e idosos, desde que comprovado pelo cartão oficial do idoso afixado no painel.