A equipe da Escola Municipal Fujitaro Nagao, no Cocuera, disputará, neste sábado, a final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo. No final de junho, o grupo ficou no terceiro lugar no nível 1 (ensino fundamental até o 9º ano) da etapa regional e em sexto na pontuação geral do Estado de São Paulo. A unidade faz parte do projeto de Robótica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação.
Esta foi a primeira participação dos alunos na parte prática da OBR, uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq. Os alunos do 4º ano do ensino fundamental, Bianca Tutihashi, Bruno Teixeira da Silva, Leonardo Oliveira Nunes e Victor Domingues Paccin formam a equipe Fujitarinho e são acompanhados pela orientadora de informática da escola, Flávia Moreira.
"Eles estão ansiosos e bastante empenhados. Vieram para a escola, inclusive no recesso em julho. Com os treinamentos, melhoraram a parte de programação e o trabalho em equipe", destacou a orientadora.
Pioneiras
A escola é uma das pioneiras em robótica educacional na cidade. As primeiras atividades começaram em 2012.