O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (sem partido), anunciou ontem a implantação de um Centro de Saúde 24 horas (CS 24 horas) na cidade. O local contará com 38 salas, laboratório municipal e terá clínicos gerais e pediatras para atender a população. O CS 24 horas será uma unidade com a função de Pronto Atendimento. Apesar da divulgação da novidade, a administração municipal não informou quando a obra será concluída nem quando o serviço terá início no prédio.
Será implantada também a Unidade Básica de Saúde do Centro (UBS Centro), que é o atual CSII, e funcionará na rua João Vagnotti, 221, na região central. O prédio tem dez salas e, além do atendimento normal de um posto de saúde, contará com grupos de gestantes e outras ações sociais. De acordo com o prefeito, com a implantação dessas duas novas unidades de saúde, o centro de Itaquá terá condições de voltar a ser referência de atendimento à população.
"Desde o início do mandato temos trabalhado para melhorar a Saúde no município. O Centro de Saúde 24 horas é, na verdade, o que a população chamava de Pronto-Socorro do centro, porém, estamos implantando o serviço em um prédio próprio, com instalações adequadas e sem custo de aluguel, já que pagávamos mais de R$ 1 milhão por ano no prédio antigo. A UBS Centro é o atual CSII, ou seja, uma unidade básica de saúde que também funcionará em prédio próprio, sem custos de aluguel para a prefeitura", explicou Mamoru.
Com a inauguração do CS 24 horas e o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no região do Jardim Caiuby, haverá uma significativa melhora nos atendimentos de urgência na cidade, com duas unidades em período integral.
O prefeito também informou que um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ambas também no centro de Itaquá, já estão em fase de análise de projeto.