O Sebrae-SP Alto Tietê apoia o Festival Somos Criativus, do Instituto Léa Campos. Esta é a segunda edição da iniciativa, que reconhece a força da economia criativa. Ao todo, 19 municípios em três estados – São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco – contam com uma programação voltada ao setor, incluindo as cidades de Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes e Suzano. O evento que começou na última segunda-feira (21) segue até domingo (27).  

O lançamento oficial do festival ocorreu na segunda (21), no Galpão Arthur Netto, em Mogi das Cruzes, e reuniu artistas, representantes do poder público e da sociedade civil. Com o tema "O que a gente CRIA movimenta a ECONOMIA", o evento tem o objetivo de fomentar a economia criativa por meio do empreendedorismo, da educação, da cultura, da inovação e da criatividade, para apoiar o desenvolvimento econômico e social da região.  

A abertura da iniciativa aconteceu na data que marca o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. "Essa é uma ação que acontece simultaneamente em diversas cidades, não apenas no Alto Tietê, mas também em outros estados, em prol da economia criativa. A programação inclui feiras de artesanato, apresentações artísticas de dança, música e teatro, além de debates sobre como fortalecer a economia criativa nos municípios", destacou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-SP no Alto Tietê, Samira Gardziulis, que recebeu o título de embaixadora da economia criativa no evento.  

O Sebrae-SP conta com diversas ações voltadas a fomentar a economia criativa, entre elas o programa Crie Sebrae, que reúne iniciativas destinadas a profissionais que empreendem nas áreas de produção cultural, desenvolvimento de jogos, audiovisual, moda autoral e políticas públicas. Outro vetor de atuação é o apoio à profissionalização de artesãos.