A Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes, conseguiu mais uma vez a melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 entre as instituições públicas do Alto Tietê. No ranking regional, Suzano também conseguiu destaque, já que quatro das dez melhores médias são de escolas públicas da cidade.
Em Mogi, a Etec conseguiu a média de 615,5 na prova objetiva, superando escolas particulares como os Colégios São Marcos e Raízes, por exemplo, segundo dados do Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Após a unidade mogiana, aparecem as Etecs de Poá (585,59), Suzano (580,59), Santa Isabel (572,86) e Ferraz de Vasconcelos (555,23).
Em Suzano, inclusive, além da escola técnica, ganharam destaque também as instituições estaduais Batista Renzi (509,22), Professora Luiza Hidaka (509,05) e Geraldo Justiniano de Rezende (506,58).
Apesar da avaliação do desempenho das escolas públicas e privadas no Enen, o Ministério da Educação (MEC) defende que as posições ocupadas pelas instituições não devem ser o único critério para escolha da escola em que os filhos estudarão.
"Queremos mostrar esses dados para explicar que não basta olhar para o ranking puro e achar que as escolas em posições inferiores estão ruins. É preciso entender, por exemplo, fatores externos, como a loteria de nascer nas classes menos favorecidas", afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. (C.M.)