A volta às aulas movimentou Mogi das Cruzes nessa segunda-feira, em especial a área central da cidade. Aproximadamente 42,5 mil estudantes retornaram às escolas estaduais do município, além dos alunos da rede particular e universidades. Esse número representa o total de estudantes que retomaram os estudos, somando as crianças das escolas municipais que voltaram na última semana. A Secretaria Municipal de Transportes informou que fará uma campanha orientativa nessa volta às aulas.
A comerciante Rosângela Prado, de 42 anos, foi levar as duas filhas adolescentes para a escola ontem. "O trânsito estava tranquilo, mas saí mais cedo para evitar pegar a cancela da linha férrea fechada. Uma das minhas filhas estuda em uma escola do Alto do Ipiranga e a outra no centro. Vou sentir falta das duas em casa", disse.
A comerciante Dulce Pereira, 40, viu o movimento de sua lanchonete cair no período de férias e agora comemora o retorno das aulas. "Desde a última semana, o movimento cresceu. No entanto, a expectativa é que ele fique maior durante essa semana", avaliou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, nas escolas da Diretoria de Ensino de Mogi, que contabiliza 66 unidades, cerca de 46 mil estudantes retornaram às aulas em Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis. Na Diretoria de Ensino de Suzano, que abrange as cidades de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, aproximadamente 58 mil alunos retomaram aos estudos. A Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, que atende 54 mil alunos de Itaquá e Poá, também retomou as aulas.
A Secretaria de Transportes de Mogi informou que "monitora o trânsito de veículos junto às escolas localizadas em áreas com maior movimentação. Além disso, agentes municipais de trânsito retomam o acompanhamento junto às escolas da região central nos horários de entrada e saída dos estudantes. Nestes casos, a principal recomendação da SMT para os pais e responsáveis é que fiquem atentos aos locais de estacionamento dos veículos, evitando parar em fila dupla. Outra preocupação são as regiões próximas às universidades".
Campanha
A Coordenadoria de Educação para o Trânsito fará uma campanha orientativa, durante essa semana, direcionada para os pais sobre a importância do respeito à sinalização de trânsito e do comportamento seguro no trânsito. O serviço será focado no centro de Mogi, em endereços que possuem estabelecimentos de ensino, como a rua Senador Dantas e a rua São João.
A Prefeitura informou, ainda, que "30 agentes da Guarda Municipal já estão aptos a realizar a fiscalização de trânsito em Mogi das Cruzes, uma vez que realizaram curso específico e foram investidos da função de agentes municipais de trânsito".