Cinco casas localizadas na rua Domício Gama, no Parque Residencial Marengo, em Itaquaquecetuba, ficaram parcialmente destruídas na tarde de ontem, devido a um deslizamento de terra. Na hora do incidente, nenhum dos moradores estava nos imóveis. As residências foram interditadas pela Defesa Civil de Itaquá. Ninguém se feriu.
Os imóveis afetados pelo movimento do solo ficam em um morro, cravado em uma encosta.
Caso o deslizamento prossiga nas próximas horas ou nós próximos dias, os imóveis que ficam abaixo poderão ser atingidos. No entanto, esses moradores que ficam na parte baixa do bairro não foram removidos.
O que realmente causou o deslizamento ainda não pôde ser determinado. Porém, alguns moradores acreditam que uma obra, a menos de dez metros das casas interditadas, pode ter sido o principal motivo.
"Estou fora desde quarta-feira e só voltaria hoje (ontem) à noite, mas me falaram que a minha casa tinha caído e voltei correndo", explicou a lavadora Cláudia Felix Nascimento Sulivan, de 20 anos.
A mulher ainda revelou que, segundo informações passadas a ela pelos vizinhos, a passagem que dá acesso à casa estava cheia de água.
"Me disseram que parecia uma cachoeira. Caía água para todos os lados. Estão fazendo uma obra bem aqui; pode ser que tenha alguma coisa a ver", finalizou a moradora.
Apesar do deslizamento, os moradores da rua Domício Gama informaram que essa é a primeira vez que isso ocorre na via, ainda mais em tempos de estiagem.
Em nota, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que, "neste momento, foram interditadas cinco casas, e que as famílias serão atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e cadastradas pela Defesa Civil do município".
Ainda não foi definido se elas serão levadas para algum local ou se vão para a casa de parentes.