Cautela será a palavra chave da delegada Silmara Marcelino nos atendimentos que serão realizados na Delegacia da Mulher de Suzano, que iniciou suas atividades na manhã de ontem. Segundo ela, a grande maioria dos casos envolve família e por isso é preciso ter cuidado no momento de ouvir os relatos e decidir quais atitudes serão tomadas. Atualmente, pelo menos 30% das ocorrências no município se tratam de crimes contra a mulher.
"Os casos que recebemos em maior quantidade são lesão corporal, ameaça e injúria, mas temos também crimes mais graves, como homicídio e estupro. Aqui na DDM é feito todo o procedimento de uma delegacia comum, como o registro do boletim de ocorrência e a investigação de cada caso", detalhou a delegada. A unidade funciona na rua Presidente Nereu Ramos, 302, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas.
Segundo Silmara, a maioria das ocorrências diz respeito a problemas familiares e que envolvem filhos e esse é o maior desafio no atendimento. "É preciso ter cautela. Muitas vezes a mulher precisa apenas conversar, desabafar e ela mesma tomar uma atitude diante da situação que está vivendo. Quando existem filhos é preciso ter mais cuidado, porque eles podem não viver a violência, mas presenciam, e isso deixa marcas".
A equipe da DDM conta um investigador, duas escrivãs e um agente de telecomunicações, além de uma viatura. A delegacia apresenta ambientes diferenciados para atrair as mulheres que se tornarem vítimas. "Muitas ficam com medo e até vergonha de procurar a delegacia comum e aqui as mulheres encontram outra realidade. O prédio foi preparado para que não se pareça com uma delegacia, assim as vítimas se sentem mais seguras e à vontade".
Movimento
Durante a manhã de ontem, apenas uma mulher esteve na DDM para pedir algumas orientações. "Por enquanto está tranquilo, mas acredito que nos próximos dias o volume de mulheres aumente, porque elas ficarão sabendo desse novo espaço", completou Silmara, que atuava nas delegacias de Itaquaquecetuba e Poá.
Para ela, que trabalha pela primeira vez em uma DDM, a expectativa é oferecer um atendimento de qualidade. "Queremos prestar um bom serviço. Nossa equipe é boa, assim como a estrutura que nós dispomos, por isso será um trabalho diferenciado e eficiente", concluiu.