Com poucos boxes em condições de uso, o Centro de Compras Popular de Suzano será aberto ao público hoje, a partir das 8 horas. A inauguração oficial será na próxima terça-feira, com a presença do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB). O Dat esteve no shopping popular ontem e, no período da tarde, nenhum dos espaços já contava com as mercadorias que serão vendidas. Nas áreas comuns ainda estavam sendo feitas obras.
O empreendimento, localizado na avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena, conta com mais de 160 boxes, banheiros, playground e sala de administração. No local serão comercializadas roupas, acessórios, bolsas, calçados, eletrônicos, alimentos, além das lojas alimentação. O espaço foi criado para abrigar os ambulantes que saíram da passarela sobre a linha do trem, no centro, que foi desocupada em 2013.
De acordo com o presidente da Associação Comunitária de Vendedores Ambulantes Autônomos de Suzano, Luiz Rocha, o Centro de Compras ainda não tem condições de ser aberto, mas, a pedido dos próprios vendedores, será inaugurado. "Numa reunião que fizemos há duas semanas ficou definida a abertura. Falta muita coisa para fazer aqui ainda, mas os ambulantes querem começar a vender logo, alguns já estão com a mercadoria e tendo prejuízo", destacou.
 Apesar da grande movimentação vista no local na tarde de ontem, menos de cinco boxes já contavam com os materiais para venda. A maioria ainda terminava os acabamentos internos. Alguns boxes estão totalmente fechados. "Espero que dê tempo de terminar a limpeza e organização, mas não sei se terei condições de já começar a vender meus produtos amanhã (hoje)", detalhou o vendedor Joaquim Alves dos Santos, que comercializará frutas e verduras.
Apesar do pouco tempo para organizar suas mercadorias, o proprietário de um dos boxes está satisfeito com o novo ponto. "Apesar das dificuldades, acredito que aqui será bem melhor. Sofremos mais de 20 anos na rua, tomando vento na cara, aqui será bem mais confortável".
 Para sua vizinha de box, Mariana Alexandra, a expectativa é que as vendas aumentem. "Depois que fui embora da passarela deixei de trabalhar na rua. Espero que aqui tenha um movimento bom e que todos consigam vender bem", completou.
Histórico
O Centro Popular de Comprar começou a ser construído no final de 2013, após a associação dos ambulantes alugar o terreno particular e a Prefeitura de Suzano investir R$ 600 mil na construção de parte da estrutura, entre elas os banheiros, os boxes e a fundação da área. Os próprios ambulantes pagaram a cobertura do espaço, entre outras melhorias. A rede de água e de energia elétrica foram custeadas pelo proprietário da água.
Apesar da construção do shopping popular, muitos ambulantes ainda trabalham na avenida. A expectativa é que com a abertura do centro de compras, a prefeitura reforce a fiscalização e proíba o comércio ambulante no entorno.