Os motoristas precisam ficar atentos às mudanças no trânsito de Brás Cubas, que começarão a ser feitas a partir do dia 18, conforme o Mogi News antecipou na edição de terça-feira. Das alterações promovidas pela Secretaria Municipal de Transportes, se destacam a implantação de mão única da avenida Valentina de Melo Freire Borenstein no trecho da passagem de nível, a colocação de mão dupla no final da avenida Anchieta e o acesso a via Perimetral feito somente pelo viaduto Argêu Batalha. O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, informou que foram investidos R$ 300 mil com as mudanças.
As mudanças do trânsito da região tiveram início com a abertura do acesso da Francisco Ferreira Lopes à avenida Anchieta, perto da rotatória de Jundiapeba. "O objetivo é dividir o fluxo de veículos entre a Francisco Ferreira Lopes e a Anchieta. Essa medida foi tomada enquanto o corredor Leste-Oeste não é construído", explicou Xiol.
A avenida Valentina de Melo Freire Borenstein passará a ter mão única (de quem vem da via Perimetral para a Francisco Ferreira Lopes) a partir da rua Expedicionário Domingos de Lucca. Com isso, os motoristas terão a opção de acessar a avenida Francisco Ferreira Lopes tanto no sentido Centro, quanto Brás Cubas, além de seguir reto pela rua Antonio Moretti. Consequentemente, ficará proibido a conversão a esquerda da avenida Francisco Ferreira Lopes para a avenida Valentina Borenstein, para quem trafega na pista sentido centro. 
Os motoristas de veículos pequenos que quiserem seguir para a via Perimetral, terão que entrar na rua Frederico René de Jaegher e Francisco Vaz Coelho para acessar o viaduto. Esse trajeto, no entanto, será proibido para caminhões que deverão acessar a avenida Henrique Peres, fazer o retorno para outra pista na altura da rua Guttermann e aí sim chegar ao viaduto
O trecho final da avenida Anchieta vai se tornar mão dupla, com isso, os motoristas poderão percorrer toda a via até a avenida Ademar de Barros e de lá ao centro. A área da passagem de nível recebeu semáforos com programação especial para o fechamento das cancelas. O projeto prevê que o sinal fique fechado em algumas ocasiões mesmo com a cancela aberta, para dar fluidez ao trânsito na Anchieta e Adhemar de Barros.
A rotatória embaixo do viaduto recebeu um conjunto de semáforos. A principal mudança é que o motorista que segue pela Francisco Ferreira Lopes sentido Brás Cubas e queira retornar ao Centro, não poderá usar a rotatória para fazer a conversão. Ao chegar na rotatória, terá que virar a direita na Henrique Peres para sair na avenida Anchieta, acessar a avenida Valentina Borenstein e virar a esquerda na avenida Francisco Ferreira Lopes. Até o fim do ano, a Prefeitura pretende abrir um retorno na avenida por meio do canteiro central que antecede o viaduto.
Agentes de trânsito e guardas municipais ficarão responsáveis por orientar os motoristas a partir do dia 18.