O rock é um gênero de grande importância para a música brasileira. Na década de 1980, bandas como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Legião Urbana marcaram época e ditaram a moda e a ideologia de uma geração. O sucesso foi tanto, que as músicas que embalaram as rádios daquele tempo, são ouvidas e admiradas até hoje. É neste clima, que a banda Dádiva apresenta esses grandes sucessos. A atração faz parte do projeto "Música nos Trilhos", criado pela Secretaria de Indústria Comércio Turismo e Agricultura de Guararema, e acontece neste sábado, na Vila Estação Luís Carlos, a partir das 16 horas. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Em 1988, grandes amigos que tinham a música como uma paixão em comum formaram a banda Dádiva. A formação inicial foi mantida até o final de 2014, quando o então baterista Milton Monteiro deixou a banda. Hoje, a Dádiva conta com Marcelo Mantilla (vocal), Elcio Myamoto (guitarra), Silvio Campello (contrabaixo) e Beto Marçulli (bateria). "Lembro que a banda surgiu de maneira inusitada em uma festa de amigos na casa do Miltinho (Milton Monteiro). A banda começou e mantemos até hoje como uma forma de lazer e prazer. O Milton teve de buscar seu caminho", explica Mantilla. Esta será a terceira apresentação de Marçulli como baterista do grupo.
O nome da banda foi escolhido em homenagem ao talento musical dos integrantes. "Inicialmente a banda se chamava Nirvana, mas pelo surgimento da famosa banda Nirvana, tivemos que escolher um outro nome. Dádiva acabou sendo escolhido porque a música sempre foi nosso maior prazer. Ter esse dom musical é considerado uma dádiva para a gente", conta o vocalista.
O repertório, além de trazer de volta os grandes sucessos do rock nacional, busca trazer referências internacionais. "80% do show são de bandas brasileiras, mas tocamos rock internacional também. Apresentamos músicas da nossa época, que gostamos de ouvir", afirma o cantor.
Segundo Mantilla, a banda nunca teve o intuito de tocar profissionalmente, porém, durante todos esses anos se apresentando em barzinhos e nas festas de amigos de Guararema e região, eles acabaram conquistando um público fiel. "Bastante gente nos acompanha. Como todos os integrantes possuem uma profissão à parte, não fazemos muitos shows durante o ano. Essa apresentação vai ser uma grande oportunidade de reunir o pessoal que curte a nossa banda, nossos familiares e até para quem não conhece a Dádiva curtir nosso show", comemora ele.