A Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está disponibilizando 200 vagas para cursos técnicos que serão ministrados em diversas universidades da região. Os interessados devem comparecer na sede da pasta (rua Pedro Foschini, 200 - Romanópolis), até amanhã, entre 8 e 17 horas, munidos de cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
As oportunidades serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos candidatos, que na ocasião, já saem matriculados para algum dos cursos técnicos oferecidos. No ato da inscrição é necessário que o interessado possua ensino médio completo.
As vagas estão disponíveis para os cursos técnicos em Zootecnia; Cuidado de Idosos; Mecatrônica; Eletrônica; e Orientação Comunitária. Cada formação tem duração de 18 meses. As aulas estão previstas para o segundo semestre de 2015. Assim como a inscrição, os cursos são totalmente gratuitos.
Segundo o titular da pasta, Élio de Andrade Filho, as oportunidades ajudará os ferrazense adquirir capacitação, frente ao mercado de trabalho. "A exigência de mão de obra, para o preenchimento de vagas de empregos, é grande. Com um curso técnico, as chances de conseguir trabalho aumentam, ainda mais com a formação pelo 'Pronatec', que é reconhecido em todo Brasil", afirma o secretário.
O prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), avalia o Programa como essencial, pois, além de qualificar os munícipes profissionalmente, os índices de desemprego tendem a diminuir. "O Pronatec é gratuito, oferecendo a oportunidade para aqueles que não têm condições para realizar um curso técnico. As capacitações possibilitam que os alunos aumentem sua renda, depois de formados", concluiu.