As inscrições para o Prêmio Jabuti 2015 estão abertas. Editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers têm até 31 de julho para inscrever os seus livros, em 27 categorias. Serão aceitas obras inéditas, editadas no Brasil, inscritas no ISBN e que apresentam ficha catalográfica. Até mesmo as antologias deverão ser compostas por textos integralmente inéditos. Os interessados devem acessar o site www.premiojabuti.com.br, no qual está disponível o regulamento completo da premiação.
O Prêmio Jabuti 2015 está com novidades. Para este ano, há duas novas categorias: Adaptação e Infantil Digital. A primeira consiste em obras adaptadas, por meio de nova redação ou por transformação de textos em imagens, incluindo as histórias em quadrinhos. Já a segunda abrange conteúdo infantil, combinados a elementos multimídia interativos. Além disso, as categorias Arquitetura e Urbanismo e Artes e Fotografia foram unificadas, contemplando obras compostas por pesquisas, ensaios e textos profissionais.
Para o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Luís Antonio Torelli, as mudanças têm como propósito manter a premiação atual. "Hoje em dia, é impossível ignorar os avanços dos recursos tecnológicos. O livro digital é uma realidade dentro do mercado editorial e devemos incluí-lo como uma plataforma de leitura importante. Inclusive, essa é a base da nossa gestão: 'mais livros em todos os sentidos'" afirma.