Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, ter um negócio próprio ainda é o terceiro maior sonho do brasileiro, perdendo apenas para o desejo da casa própria e de viagens. No entanto, quem pensa em ser patrão precisa adotar uma série de cuidados, principalmente em momentos de crise, para que o sonho não se transforme em pesadelo.
"O empreendedor deve usar a criatividade e redobrar a atenção para que o negócio mantenha-se competitivo. Alguns cuidados são fundamentais nesse processo, como oferecer atendimento de excelência ao consumidor", contou Sergio Gromik, gerente do Escritório Regional do Sebrae no Alto Tietê. Ele ainda ressaltou que é muito importante conhecer, investir e aplicar o conceito de inovação. "Inovar nunca é demais. Para quem deseja empreender com sucesso é preciso saber inovar em produtos e serviços, processos, marketing e até mesmo em modelo de negócio. Buscar parcerias com fornecedores e clientes", enfatizou. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 144 mil brasileiros a mais trabalhando por conta própria somente no mês de janeiro, o que representa um aumento de 3% em comparação com dezembro do ano passado.
Para o economista Jacó de Souza é sempre positivo empreender, mas é muito importante estudar e analisar o mercado. "É necessário conhecer e se preparar muito antes de investir em um negócio. No Sebrae, por exemplo, a pessoa pode encontrar inúmeras dicas para obter uma vida empresarial duradoura".
O especialista disse que o preparo é fundamental, pois muitas pessoas investem sem cautela e acabam recorrendo a instituições financeiras para conseguir empréstimos, o que é completamente negativo em tempos de crise econômica. "As taxas de juros estão muito altas e um empréstimo pode contribuir para o fechamento do negócio. Planejar com cuidado é o melhor caminho", lembrou Souza. (M.M)