Parece que existe uma luz no fim do túnel para Mogi das Cruzes, finalmente, ter seu futebol valorizado. A temporada 2015 foi especialmente triste para os assíduos expectadores, já que as equipes profissionais, representadas pelo União FC e o clube-empresa, Atlético Mogi, ficaram inativas por falta de local para mandar os jogos da modesta Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2015 (a Segundona é uma divisão abaixo da Série A3, ou seja, realmente a mais modesta, a um passo do amadorismo).
Isso porque o estádio da cidade, o Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, passa por reformas e, deverá ser entregue em setembro, durante as comemorações de aniversário do município. As obras começaram em abril.
Mas, a entrega da "Arena Nogueirão" (nome não oficial) vai trazer esperança aos amantes de futebol da cidade, assim como para os clubes do município, que mal conseguem verba para disputar a Segundona de maneira honrosa.
Claro que Mogi deverá ser, eventualmente, contemplada com alguns bons jogos de times tradicionais da capital paulista. Além disso, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) se reunirá nesta semana com o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, para colocar o estádio à disposição da entidade. Mogi, inclusive, por meio do Nogueirão, poderá ser uma das sedes da Copa São Paulo Júnior 2016.
Mesmo assim, isso é pouco para os mogianos. É preciso que haja uma equipe local que represente o moderno estádio que a cidade terá, e que traga orgulho aos amantes do futebol.
A reforma, que custou mais de R$ 7 milhões, está transformando o velho Nogueirão em uma arena moderna, e quando for entregue, vai oferecer muito mais do que os times da cidade merecem.
Por isso, seja com investimento público ou privado, os clubes profissionais da cidade terão que se mobilizar para atender às expectativas, com times competitivos, para que melhore o nível dos espetáculos que a população irá assistir. Caso contrário, de que vai adiantar Mogi ter uma arena de encher os olhos se os times nos fazem chorar de tristeza?