Na tentativa de fugir do trânsito intenso da avenida Francisco Ferreira Lopes, uma das principais vias de Mogi das Cruzes e que liga o distrito de Jundiapeba ao centro da cidade, muitos motoristas optam por trafegar pela avenida Governador Adhemar de Barros, em Brás Cubas. No entanto, há algum tempo, a rota alternativa tem proporcionado aos condutores situações tão problemáticas quanto as encontradas na via principal. Isso porque, além do grande fluxo de veículos, principalmente em horários de pico, o trânsito também é afetado pela passagem de trens. Basta a cancela da passagem de nível da avenida Valentina de Mello Freire Borenstein se fechar por alguns minutos, para que uma imensa fila de veículos se forme no local.
De acordo com o vendedor João de Deus, de 45 anos, que trafega pela via diariamente, em determinados horários é aconselhável não trafegar pela via. "Nos horários entre 7 e 8 horas da manhã, hora do almoço e também por volta das 17 horas, principalmente às sextas-feiras, é um caos. Eu evito passar por aqui, para não passar nervoso", disse.
Para o autônomo Antônio Ananias Ferreira, de 53 anos, que trabalha em um lava-rápido nas proximidades do cruzamento das avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e Governador Adhemar de Barros , a única expectativa de melhoria é com a construção do Corredor Leste/Oeste. " Todo dia é um caos. Tem motorista que não respeita e acaba fazendo coisa errada, mas o principal problema é o fechamento da cancela", comentou.
A mesma opinião é compartilhada pelo motorista David José Felix, 64, que utiliza a via diariamente. "Para fazer meu trabalho, preciso passar por aqui todos os dias. A gente sofre bastante, principalmente no fim do dia, na hora em que o pessoal costuma sair do serviço. Estamos esperando que a obra, que foi prometida pela Prefeitura, de construir a nova avenida, ajude a melhor o trânsito pelo menos um pouco", concluiu.
A Secretaria Municipal de Transportes informou que "estava prevista para hoje a apresentação de um projeto de alteração viária para a região, do encontro das avenidas Governador Adhemar de Barros e Valentina de Mello Freire Borenstein". Mas, em razão da agenda do secretário Nobuo Aoki Xiol, que tem um compromisso no interior do Estado, vai ficar para o início de agosto. No local, já está instalado um semáforo, ainda sem funcionamento - que deverá permitir que quem vai do centro para Brás Cubas tenha mais facilidade de acesso. 
Segundo a pasta, as alterações implicam na implantação de nova sinalização e alteração na circulação viária de algumas ruas da região. Com a implantação do projeto, será possível que o motorista de Jundiapeba possa chegar à região central pelo corredor formado pelas avenidas Anchieta e Governador Adhemar de Barros.