Os motoristas que trafegam pela avenida Francisco Rodrigues Filho, em César de Souza, reclamam do tempo semafórico de faróis que foram instalados em dois cruzamentos da via. Na rua José Osório do Valle, o semáforo fica aberto por cinco segundos para as pessoas que querem acessar a avenida principal. No cruzamento com a rua Inocêncio da Cunha Rudge, os motoristas contam com dez segundos para fazer a conversão. Os moradores e comerciantes da área pedem que o tempo seja ampliado para facilitar o tráfego na região e evitar acidentes.
O empresário Davi José Pereira, de 43 anos, informou que o trânsito no cruzamento entre a avenida Francisco Rodrigues Filho e a rua José Osório do Valle fica carregado, principalmente, nos horários de pico. "O fluxo de carros é maior nesse cruzamento. Temos muitas casas, pessoas que saem para trabalhar e estudar. É muito pouco tempo para atravessar. Tem que pelo menos dobrar esse tempo", avaliou.
O consultor de crédito rural Nilson Vieira Costa, 55, afirmou que muitos motoristas excedem a velocidade na rua José Osório do Valle, para tentar pegar o sinal aberto. "Os carros descem em uma velocidade muito alta. Às vezes, as pessoas não respeitam e passam no sinal vermelho. Com esse tempo curto, apenas dois carros conseguem passar por vez e, algumas vezes, só um passa", contou.
A dona de casa Cristiane Alves Costa, 37, explicou que muitos motoristas não respeitam a sinalização. "As pessoas que estão na avenida correm muito e, às vezes, elas passam direto pelo sinal. É muito perigoso ter acidentes no cruzamento", disse.
Resposta
A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informou "que o tempo dos semáforos foi definido após a realização de um estudo técnico, que apontou o volume de veículos da avenida Francisco Rodrigues Filho como sendo bastante superior ao das demais vias. Assim, o tempo de verde para os veículos que trafegam na avenida é maior que o das vias secundárias. Uma equipe técnica da SMT fará uma vistoria para verificar a possibilidade de melhorias, como a colocação de contadores semafóricos, que auxiliam os motoristas a se prepararem para a travessia, oferecendo agilidade".