Mais de cem coletas de materiais para exames de hepatites, HIV e sífilis foram realizadas ontem por meio do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde. As ações do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) , promovidas no Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, tiveram como objetivo a orientação da população sobre as formas de contágio, bem como a prevenção da doença.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 79 coletas foram realizadas na unidade móvel que permaneceu três horas no Largo do Rosário. Outras 25 coletas foram efetuadas diretamente na unidade do programa, que fica na rua Fausta Duarte de Araújo, 412, no Jardim Santista.
A enfermeira gerente do CTA, Rosana Meissner, destacou a importância de se fazer este tipo de teste. Além disso, destacou que as pessoas interessadas podem realizar o exame na própria unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. "Em 10 dias fica pronto o resultado do exame para que os pacientes possam retirar na unidade. A hepatite é uma doença assintomática. Pode ficar sem se manifestar por muitos anos. Quando começar a apresentar os sintomas, eles já são podem estar relacionados a uma inflamação de fígado, cirrose ou mesmo câncer de fígado", alertou.
Entre os mogianos que aproveitaram para realizar a testagem sorológica está o aposentado José Carlos da Costa Neves, de 74 anos. "Li no jornal que eles estariam aqui na praça fazendo o teste e resolvi vir. Além de ser gratuito, é bem rápido, então vale a pena fazer", disse.
A dona de casa Maria Valdeci Moreira, 58, também não perdeu a oportunidade de fazer o exame. "Com saúde não dá para brincar. Como foi dito pela enfermeira, a hepatite não apresenta sintomas, então como a gente não sabe que tem? Pode ser tarde de mais", analisou.
O aposentado Geraldo Calisto dos Santos, 74, elogiou a iniciativa. "É bom ter esses exames na praça. Eu moro lá no Jardim Aeroporto e vim para o centro resolver uns problemas. Como estava passando e vi que eles estavam aqui resolvi fazer. É bem rapidinho. Deveria ter mais vezes", concluiu.