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Após 17 dias de paralisação, apenas Itaquaquecetuba aderiu à greve nacional dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A categoria se reunirá hoje, na capital, para discutir a continuidade do movimento, que afeta os usuários dos serviços. As agências de Suzano e Mogi das Cruzes funcionam normalmente.
O Dat esteve na unidade de Itaquá ontem e conferiu que no local são atendidas apenas pessoas com perícia médica já agendada. Os demais serviços estão suspensos. Enquanto a reportagem esteve na unidade, vários moradores procuraram a agência, mas não conseguiram atendimento, o que rendeu reclamações.
"Eu acho que é justo fazer greve, mas é preciso manter pelo menos umas pessoas para atender a população, porque parar totalmente assim atrapalha bastante nossa vida", destacou o encanador Israel Oliveira. Ele afirmou ainda ter pedido o dia de trabalho para ir até a agência. "Não sabia da greve. Estou aqui só para solicitar um documento que informa meu tempo de serviço, mas terei que voltar outro dia", detalhou.
A dona de casa Edilaine Silva Jesus também esteve na unidade e não conseguiu dar entrada nos procedimentos necessários para que sua mãe receba a pensão de seu pai, que faleceu recentemente. "Também não estava sabendo de nada e agora perdi viagem. Preciso resolver essa situação logo e não tem nem previsão para a agência reabrir".
De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a categoria pede reajuste salarial de 27,5%, incorporação de gratificações, 30 horas de trabalho para todos os servidores, plano de carreira, fim do assédio moral, abertura de concurso para repor quadro de funcionários, fim do assédio moral, entre outros itens.
Em nota, o Ministério da Previdência Social informou que os segurados que tenham agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento. No mesmo número é possível ter informações sobre quais unidades estão com o atendimento paralisado parcial ou totalmente.
De acordo com o último balanço divulgado pela pasta federal, 37 agências (14%) do Estado paralisaram suas atividades e 106 (40%) funcionam parcialmente.
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