Algumas semanas atrás fui convidado para um evento de empresários. Tratava-se de um café da manhã, com várias apresentações motivacionais e oportunidades para a realização de novos negócios. Compareci ao evento, que foi muito agradável, como convidado e tão somente para assistir e, claro, aproveitar o café da manhã.
Lá pelas tantas, chegou o momento da palestra de um rapaz com formação em marketing. O tema da palestra era (ou algo próximo disso) "Cinco regras para vender mais". É interessante como sempre existem cinco regras para fazer algo melhor.
Mais interessante ainda foi a forma como o rapaz iniciou a sua exposição. Disse ele: "falarei de algo que é como a eletricidade e a gravidade, algo que não pode ser explicado, que é porque é".
Eu não tenho muitos conhecimentos sobre energia elétrica, tão pouco sobre gravidade. Contudo, bastou me lembrar de algumas aulas do ensino médio para me chocar com aquela afirmativa. A eletricidade e a energia elétrica podem sim ser explicadas.
Imaginem como um físico ficaria ofendido (ou se divertiria muito, dependendo do bom humor do físico) com a colocação do rapaz. Imaginem, também, se não ficaria ofendido o profissional de marketing, caso o físico respondesse: "não existem motivos, as pessoas compram ou não compram, não existem explicações".
Em determinado momento da vida, quando nos dedicamos a estudar, percebemos e nos frustramos com a realidade inevitável de que não conseguiremos adquirir todo o conhecimento que existe. Muito pelo contrário, por mais conhecimento que se adquira, será extremamente pouco comparado ao todo.
O que devemos fazer é adotar uma posição de humildade, tendo em vista a certeza de que sempre seremos ignorantes sobre algo.
Eu faria diferente, diria que: "embora eu não conheça explicações sobre eletricidade e gravidade, tais explicações existem e há pessoas que sabem muito sobre o assunto".
É sempre melhor ser humilde do que falar besteira. Eis a gravidade da ignorância.