A Prefeitura de Mogi das Cruzes deve assinar dentro dos próximos dias, o convênio com a Fundação do ABC, organização social que será responsável pela gestão e execução dos serviços de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio. O contrato, que terá vigência de três ano, custará aos cofres municipais um montante de pouco mais de 1 milhão ao mês.
A unidade, implantada na avenida Pedro Romero, é a primeira Upa de Mogi e terá capacidade para atender, em média 150 pacientes por dia em casos de urgências e emergências.
Ao todo são 1,2 mil metros quadrados de área construída, divididos em espaços para pronto-atendimento, apoio diagnóstico e terapia, urgência, observação, apoio administrativo e apoio técnico/logístico. Os mogianos contarão ainda com três consultórios e nove leitos , sendo um de isolamento, distribuídos em duas salas de observação, para até 24 horas de permanência.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, a unidade deve ser inaugurada em setembro dentro das comemorações do aniversário de Mogi. "Após a assinatura do contrato, iremos equipar a unidade com um investimento de R$ 1 milhão de recursos do próprio município. Hoje (ontem), tivemos uma reunião de implantação e o contato com a Fundação ABC vem sendo bastante positivo. Eles já administram diversas UPAs e também o Hospital Estadual Mário Covas, então possuem experiência no atendimento de urgências e emergências", comentou.
Questionado sobre possíveis alterações no atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Suíssa, após o inicio do funcionamento da UPA, Cusatis informou que até o momento não há nenhuma definição.
" Para conseguirmos implantar a UPA foi preciso comprovar que a abrangência em uma área de 50 mil habitantes. Mas as regras do que irão funcionar ou não na Vila Suíssa são do Ministério da Saúde. Teremos uma reunião e essas decisões como e se a UBS funcionará apenas em horário administrativo, por exemplo, serão definidas até agosto", disse.
Uip em Mogi
O secretário estadual da Saúde, David Uip, estará em Mogi das Cruzes hoje, para anunciar a renovação do repasse efetuado pelo governo do Estado para o custeio do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, além de outros investimentos para a saúde na região do Alto Tietê. 
Além de confirmar a renovação do repasse da verba de custeio destinada ao Hospital Municipal, o secretário também deverá anunciar outras novidades para a região.