O Espaço Cultural Opereta, em Poá, realiza hoje um bate-papo com o escritor e historiador Célio Turino. O evento ocorre, às 19 horas, na sede da Associação Cultural Opereta, que fica na rua Doutor Emílio Ribas, 168, na Vila Sopreter. O encontro é aberto ao público, não sendo restrito à classe artística. A entrada é gratuita.
Turino abordará a sua experiência como gestor de políticas públicas enquanto esteve no Ministério da Cultura (MinC). O historiador é um dos idealizadores do Ponto de Cultura, programa do governo federal, que oferece aos espaços culturais a oportunidade de obter verbas para a continuidade de projetos voltados à população. Além disso, ele é autor do livro "O Brasil de Baixo Para Cima", considerado por diversos nomes nacionais e internacionais como uma síntese do desenvolvimento cultural do País.
Fundada em 30 de julho de 1994, a Opereta é uma das associações do Alto Tietê contempladas pela ação do gestor público. Por meio do edital criado por ele, o grupo desenvolveu o projeto "Mãos à Obra", que consiste em cursos de artes cênicas, produção cultural e design gráfico. A iniciativa é realizada desde 2010.
O presidente da Opereta, o ator Marco Senna, acredita que a presença de Turino em Poá será importante tanto para a cidade quanto para a população, que está convidada a participar.
"Estamos falando da presença de um dos nomes mais importantes da cultura nacional. Turino vai nos permitir entender como é possível fazer políticas públicas para a cultura em todos os cantos do Brasil. Não importa se o participante é artista ou não, falar de política e entender a história e cultura do País pode ser uma oportunidade para todos", finaliza.