O artesanato é uma das maiores fontes do talento brasileiro, fazendo parte da cultura do País e revelando costumes, tradições e características de cada região. É pensando nisso que, no dia 2 de agosto, o Casarão do Chá, em Mogi das Cruzes, promoverá a segunda edição do Festival de Cerâmica. O evento é organizado pela Associação Casarão do Chá e será das 9 às 17 horas. O centro cultural fica na Estrada do Chá, cx 05, Cocuera (acesso pela Estrada do Nagao), Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 4792-2164 ou pelo site casaraodocha.org.br. 
A ideia do festival surgiu do ceramista Kenjiro Ikoma com o intuito de dar destaque e espaço para ao fazer artesanal, além de promover novos talentos. "Nós aceitamos a proposta e fornecemos nosso espaço que busca celebrar as tradições dos ceramistas, proporcionando uma interessante troca de experiência para os apreciadores dessa arte", conta a coordenadora do projeto, Miha Nakatani.
O evento, que acontece sempre no primeiro domingo de agosto, teve um aumento significativo na quantidade de participantes. "Tivemos muita procura para essa edição. No ano passado foram 39 artistas expondo seus trabalhos, já neste ano serão 70. Todos ajudaram bastante com a divulgação. A expectativa é muito boa", completa Miha. A atração recebeu, no ano passado, um público estimado em duas mil pessoas. Para este ano, a expectativa é receber o dobro de visitantes, entre mogianos e turistas de outras cidades.
Variedade 
A programação do festival conta com exposições e vendas dos trabalhos de ceramistas, demonstrações de torno e queima de raku, feiras de artesanato e plantas, barracas de alimentação e workshop de modelagem. Para participar do workshop, em especial, será cobrado o valor de R$ 50. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected]. Confira nesta página, o quadro com horários das demonstrações e do workshop.
As barracas de alimentação prometem agradar a todos os gostos, funcionando durante todo o festival. "O cardápio será bem variado, com comidas oriental, arábe, mexicana e muito mais." conta Higussa Nakatani, coordenadora das atrações externas do evento. A proposta é que os alimentos sejam preparados na hora para que o público veja como estão sendo feitos e confira a qualidade dos produtos.