Embora estacionar o veículo em calçadas seja uma infração de natureza grave, passível de multa no valor de R$127,69 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para os condutores que foram flagrados pelo Mogi News cometendo esta irregularidade, as punições não parecem assustar. Muitos motoristas ainda insistem em parar os carros em locais proibidos.
Ao percorrer algumas importantes vias de  Mogi não foi difícil flagrar a situação, principalmente em áreas de comércio intenso. Devido à falta de bom senso, muitos motoristas ocupam as vagas de estacionamento disponibilizadas pelos estabelecimentos comerciais sem se preocuparem com a obstrução da passagem de pedestres.
A situação fica mais difícil ainda quando o pedestre possui alguma dificuldade de locomoção, como um idoso, um cadeirante, ou mesmo uma mãe com o carrinho de bebê, que precisa se arriscar em meios aos carros para desviar do veículo estacionado e, então, prosseguir com a caminhada.
No entanto, tais questões não parecem sensibilizar os infratores. Dados da Secretaria Municipal de Transportes apontam que de janeiro a junho 774 multas referentes a este tipo de infração foram aplicadas no município.
Em nota, a pasta municipal informou que tal prática "é irregularidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que a fiscalização é realizada pelos agentes municipais de trânsito, dentro do seu trabalho rotineiro". Além disso, destacou que além de sofrerem as penalidades, "os infratores correm o risco de terem o veículo removido".
A secretaria destaca que a população pode contribuir registrando denúncias e reclamações por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156. 
Entre os casos flagrados pelo Mogi News na tarde de ontem, está o de um caminhão que foi estacionado em cima da calçada de um trecho da avenida Francisco Rodrigues Filho no Mogilar. Ainda no mesmo bairro, uma grande extensão da rua Carlos Mayer, onde não há grande movimentação, é utilizada como estacionamento. No local, infratores bloqueiam toda a passagem dos pedestres parando os carros em cima da calçada. (S.L)