Compartilhe
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pediu aos órgãos reguladores para aumentar a captação de água do Sistema Cantareira em agosto e suspender a redução que havia sido determinada para setembro, na tentativa de aliviar o Sistema Alto Tietê, que operava ontem com apenas 18,5% .
Em ofício encaminhado ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo paulista, e à Agência Nacional de Águas (ANA), do governo federal, a Sabesp afirma ainda que outro motivo para ampliar a exploração do Cantareira é o atraso na conclusão da transposição de água da Billings para o Alto Tietê. Considerada a principal obra para evitar o rodízio na Grande São Paulo, a obra chegou a ser prometida para maio deste ano e, por último, para agosto ou setembro. Agora, deve entrar em operação em outubro.
O cronograma de entrega de obras emergenciais da Sabesp tem, como principal obra, a transposição de 4 mil l/s do Sistema Rio Grande, braço da Billings, para a Represa Taiaçupeba, do Sistema Alto Tietê, que havia sido prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para maio deste ano. Em abril, a Sabesp admitiu o atraso e informou que a conclusão ocorreria em agosto. Já Alckmin disse que a entrega seria em setembro.
Agora, contudo, a Sabesp informou que a transposição "entrará em operação assistida (em testes) em setembro". Já a operação efetiva foi marcada para outubro. Segundo a estatal, "trata-se de obra de grande porte que demandou autorizações da Petrobrás na parte terrestre e licenças ambientais para que tivesse início".
O objetivo é levar mais água para o Alto Tietê, que não está operando com sua capacidade máxima porque está com baixo nível de armazenamento, para que ele possa socorrer bairros atendidos pelo Cantareira e reduzir ainda mais a dependência do manancial em crise.
Cidades
Obra de esgotamento sanitário no Parque São Martinho chega a 50% de execução
Cidades
Alto Tietê tem aumento de 16% em casos de estupro
Cidades
Vans da Boa Energia da EDP levam serviços a bairros de Itaquaquecetuba e Mogi
Cidades
Prazo para contribuições à revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto termina em uma semana
Cidades
Prefeitura de Mogi conclui pacote de 64 unidades habitacionais no Conjunto Jefferson