Mais de 700 pessoas, entre gestores e professores da rede municipal de ensino, participaram, na manhã de ontem, da abertura oficial da 1ª Jornada do Conhecimento de Poá, no Espaço Vila Campos, na cidade. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. Após a cerimônia de abertura, os participantes assistiram a palestra do educador mineiro Sebastião Rocha, que falou sobre "Os desafios da educação comprometida com a qualidade".
O evento, que terá continuidade hoje e amanhã, foi aberto oficialmente pelo prefeito Marcos Borges (PPS), que destacou em seu discurso a importância da realização do projeto, que tem como objetivo preparar os profissionais da educação, capacitando-os e qualificando-os para continuar a importante jornada que é a de "ensinar com qualidade".
Para o chefe do Executivo poaense, no mundo atual, onde há a internet e outros atrativos aos jovens, é necessário que se busque novas formas para conseguir "fazer a diferença". "A Jornada do Conhecimento vem em busca disso: trazer, através das oficinas e palestras que estão programadas, novas experiências e aprendizados, tendo como objetivo continuar fazendo da cidade a referência na educação do Alto Tietê", afirmou.
De acordo com a secretária de Educação e professora, Sonia Regina Fernandes Afonso, desde que assumiu a pasta, ela já planejava a realização do evento, voltado especialmente para a capacitação e valorização dos profissionais junto com os alunos poaenses. "Durante três dias vamos contar com palestrantes renomados de vários locais do País. É um grande desafio. Temos que vencer o combate e fazer que o que temos no campo de ideias se concretize no mundo real. Tudo tendo como objetivo melhorar ainda mais a educação de Poá", disse.
Até quarta-feira serão realizadas 28 oficinas e 33 palestras, totalizando 61 atividades de capacitação com 40 horas de trabalho simultâneo, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.
O evento é realizado em cinco pontos diferentes, abrangendo um total de1,6 mil pessoas entre gestores, professores e funcionários da educação. Prestigiaram a abertura o vereador poaense Gian Lopes, a diretora regional de ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni, os secretários municipais Adriana Borges Coronado (Assistência Social) e Ezequiel Jacinto (Serviços Urbanos), Osmar Schneider (Habitação) e o secretário de Educação de Itaquaquecetuba, Ronaldo Navas.