A infância é a fase da vida onde o ser humano passa por grandes aprendizados e forma o seu caráter, mas, além disso, é quando criasse os gostos e os interesses e aptidões começam a ser descobertas. Surgem os talentos mirins, seja na música, no teatro, na dança ou no esporte. No mês da criança, o Diarinho te apresenta alguns desses pequenos grandes artistas, vamos conhecer?

Movido pela música

João Vitor Gonçalves Henrique Mafra, que atende artisticamente como João Vitor Mafra, tem 10 anos e uma voz de fazer o queixo cair. O pequeno conta que desde recém-nascido a mamãe Cíntia colocava Cds de música clássica para ele ouvir enquanto dormia. “Quando fiquei maiorzinho ela começou a me colocar no colo em frente ao computador para ver vídeos da época dela, como Balão Mágico e Trem de Alegria”, diz. João Vitor canta desde os três anos, quando brincava e cantava ao mesmo tempo. “Minha família me apoia bastante mas também pegam no meu pé em relação aos estudos, então eu tento conciliar as duas coisas. Estou fazendo aulas de canto há 3 meses, mas já canto há muito tempo”. Bruno Mars, Ariana Grande, Katy Perry, Beyonce e músicas da MPB como Garota de Ipanema, Aquarela e Rosa de Hiroshima estão entre as favoritas do cantor. “No último dia 7 eu representei o meu colégio em um interescolar de música. Me apresentei no SESI cantando Jessie J, e meus amigos estavam lá, torcendo por mim”. João Vitor já participou de programas de tevê como o Ídolos Kids, em 2012, mas para ele, a experiência mais marcante aconteceu recentemente. “Foi quando me apresentei para o Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, na inauguração de uma creche em Mogi”, completa orgulhoso.

Habilidade para atuar
Aos 12 anos de idade, Bruna Torelli de Souza Bloise já é uma artista. A pequena faz teatro há quase três anos, e conta que adora. “Comecei a me interessar por assistir peças, apresentações e filmes atuados por crianças. Gosto muito de Harry Potter e ver todos os atores desde novos até ficarem adultos fazendo a mesma serie de filmes, com todos aqueles efeitos, foi a minha primeira inspiração”, conta. Bruna já participou de duas apresentações e gosta muito de entrar no palco. “A segunda vez, com a peça “Felizes para Sempre?”, da Cia. Chorumelas, da qual eu faço parte, foi mais marcante porque foi um espetáculo maior e com um tema mais forte. Nós apresentamos essa peça em duas temporadas (março e junho de 2016) no Galpão Arthur Netto.”, explica. Além do teatro, a moça faz aulas de Jazz. “Quando eu era pequena eu fiz balé, mas hoje faço Jazz. Gosto muito de danÇar, mas não pretendo levar isso como profissão. Já o teatro, quero fazer algo que envolva atuação ou efeitos especiais”. Ela ainda diz que quem pensa em ser artista mas é novo ou tímido, deve levar a diante pois a arte é uma coisa muito importante, seja música, dança ou teatro. “Ter experiência com esse tipo de coisa desde novo é muito bom para que quer seguir uma profissão desse tipo. Além de amar fazer tudo o que eu faço, eu sei que vai ser ótimo para mim no futuro”, finaliza.

A magia de ser criança

Assim como Bruna e João, outras tantas crianças começaram a descobrir os seus talentos ainda na infância. No entanto, isso não quer dizer que a vida deles passou a ser movida pelo trabalho desde muito jovens. Os dois ressaltam que os estudos continuam sendo prioridade em suas vidas, e que é preciso conciliar esse gosto pela arte com as boas notas na escola. Além disso, o lazer também é importante. É na infância que a gente aprende a andar, falar, pensar, começamos a formar o nosso caráter, os nossos gostos, a nossa personalidade. Essa fase é decisiva para o nosso futuro, e mesmo quem já descobriu o que quer ser quando crescer, não deve pular nenhum momento da vida.