Quando pensamos nas aulas de matemática, logo lembramos das operações de adição, subtração, equações e tabuadas. No entanto, a professora Fabiana Camillo mostrou para os alunos do 3º ano C da Emef Profª Helena Ricci Barbosa, em Biritiba Mirim, que a disciplina está presente no dia a dia de diferentes formas. Com o auxílio do Dat, a turma aprendeu sobre código, medida, quantidade e ordem.
Cada aluno recebeu um jornal e uma folha sulfite para localizar os números em diversas matérias, e esses números foram organizados em algumas dessas categorias. Por exemplo, em código, os pequenos recortaram números de telefone; em medidas, datas; em quantidade, o número que representava os condomínios e cidades vítimas de criminosos, e em ordem, a utilização do "2º" para representar semestre.
De acordo com a professora, o objetivo da atividade foi levar o aluno a perceber o uso dos números e suas funcionalidades em diferentes situações do cotidiano. "Os alunos se mostraram interessados em realizar o exercício proposto. Acho importante o uso do jornal na sala de aula por auxiliar no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos", finalizou.