O Dat tem sido um importante aliado no processo de alfabetização dos alunos que se encontram no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I.
Muitos professores criam atividades interessantes com esse meio de comunicação como forma de, aos poucos, estimular a leitura, a escrita e, por fim, a interpretação daquilo que é colocado diante de seus olhos.
Uma dessas educadoras é a Luzia Pereira Barros, que leciona para uma turma do 1º ano da Emef João Cardoso de Siqueira Primo, de Biritiba Mirim. Ela explica a sua dinâmica em sala de aula. "Por meio do jornal eu destaco o alfabeto, enfatizo as letras, trabalho com as mensagens. E, principalmente, com as imagens, que despertam a atenção das crianças. E, como estão em processo de alfabetização, são ótimas para treinarmos a interpretação e debatermos os assuntos que elas trazem, para, então, partirmos para a leitura textual".
Questionada sobre os resultados com essa prática, ela afirma que têm sido os melhores. "Hoje, por exemplo, os meus alunos já formam frases e têm um bom índice de leitura. E o que, também, tem contribuído para isso é a leitura compartilhada com a família. Eles levam o jornal para casa, leem com os pais, e, no dia seguinte, compartilham os comentários com os colegas", explica.
De acordo com a educadora, os alunos gostam de trabalhar com o jornal. Quando prepara algo especial, percebe o interesse de todos.