O escritório jurídico Epaminondas Nogueira completou 60 anos de atuação em Mogi das Cruzes em agosto. Ao longo das décadas, o escritório comandado pelo advogado Epaminondas e sua filha, Dra. Carmen Cecília Nogueira Beda, acompanha as mudanças do mundo jurídico e a evolução social e tecnológica.
A sede atual está no mesmo endereço há cerca de 50 anos, na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, no bairro Centro Cívico, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao longo do tempo, foram criadas unidades também na capital paulista e em São José dos Campos, destacando-se nas áreas previdenciária, trabalhista e civil.
Dra. Carmen, que também é arquiteta urbanista, há cerca de 12 anos, está à frente do escritório ao lado do pai, que está com 84 anos e é uma referência na advocacia mogiana. Ela destaca os vínculos criados com gerações de clientes: “Hoje a gente já atende netos dos nossos primeiros clientes. É uma trajetória que se confunde com a de Mogi. Muitas pessoas nos procuram por conta disso. Uma empresa que tem 60 anos de idade é uma raridade, tem alguns poucos escritórios grandes que compartilham do mesmo tempo que a gente”.
O escritório vem acompanhando o crescimento da cidade desde sua fundação. “Quando o escritório foi aberto, a cidade tinha um aspecto mais rural. Mogi foi crescendo, não havia prédios. Hoje em dia, descendo a rodovia Mogi-Dutra, você vê vários prédios. Esse foi o crescimento da cidade e o nosso escritório foi acompanhando”, afirma a advogada.
História
Epaminondas Nogueira nasceu em Aracaju (SE) e se especializou em Direito do Trabalho e Previdência Social quando ainda era estudante de Direito nos anos 1960. Formado em Direito em 1964 pela Faculdade Católica de Direito de Santos, tem duas especializações pela Universidade de São Paulo (USP). Logo que se formou recebeu um convite para trabalhar em Mogi, primeiramente com institutos e depois, atendendo pessoas físicas.
O escritório inicialmente era formado por apenas uma sala, dividida pelos sócios, e com a expansão ao longo dos anos, o advogado adquiriu todo o imóvel no Centro Cívico. “A escolha dessa localização, quando ainda mal tinha a Prefeitura, foi uma escolha bastante feliz. Depois foram instalados o Fórum e os demais órgãos”, contou a Dra. Carmen.
Mudanças tecnológicas
A advogada também ressalta as transformações na prática jurídica ao longo das últimas décadas, partindo da máquina de escrever para os sistemas totalmente digitais, sempre acompanhadas pelo escritório. “Tudo é digitalizado hoje, não tem mais processo físico. Toda a comunicação do processo é através da internet, dos aplicativos do governo, do site do TJ (Tribunal de Justiça). Até as audiências podem acontecer online. Também houve uma mudança no Direito Trabalhista, por exemplo, com o surgimento do home office e trabalho online, questões que não estavam definidas no começo da pandemia”, explicou.
Dra. Carmen destaca ainda os desafios da inteligência artificial que precisa estar aliada a expertise do profissional. “O que acontece hoje, quando se fala em inteligência artificial, parece que você chega lá, propõe algo e a inteligência vai resolver tudo. Mas existe um limite, porque a sensibilidade do advogado, quando ele atende o cliente, não é uma fórmula, vai muito além. Às vezes o que aparentemente é o problema são outras situações entrelaçadas que você precisa, enquanto advogado, entender para poder entrar com a ação judicial. Tem que fazer uma análise detalhada”, conta.
Porém, mesmo com a digitalização, o escritório prioriza o contato pessoal. “Esse contato pessoal ajuda a esclarecer muitas dúvidas, porque o ‘juridiquês’, os termos que a gente usa como advogado para o cliente precisa ser detalhado para passar confiabilidade”, salienta a advogada.
Futuro
Nestas seis décadas, o escritório, segundo a advogada, atendeu cerca de cem mil de clientes, e mais de cem colaboradores fazem parte dessa trajetória. Atualmente são aproximadamente dez profissionais na equipe.
A perspectiva é continuar crescendo em sintonia com as novas demandas. “Eu entendo que a gente ainda tem espaço para crescer — e crescer de acordo com o novo cenário, esse cenário da tecnologia, esse cenário da modernidade, onde o Direito está mudando de aspecto, por assim dizer”, finaliza a advogada. Mais informações estão disponíveis no site https://epaminondasnogueira.com.br/ .