Há mais de 4 anos, a Equipe Prevenção Bombeiros e Guarda-vidas, fundada e coordenada pelo bombeiro Douglas Camacho, atua na oferta de serviços de prevenção de incidentes em espaços coletivos, públicos e privados, de Mogi e região. Com especialização em resgate, emergências médicas, salvamento aquático, conhecimentos técnicos das leis federais e municipais sobre segurança e prevenção e mais de 20 anos de experiência na área, Camacho disponibiliza, por meio de sua empresa, orientações valiosas sobre procedimentos para adequação à lei e profissionais capacitados e experientes para eventos em locais abertos e fechados.
Guarda-vidas
Os serviços de guarda-vidas são destinados a locais com piscinas de uso coletivo, como hotéis, clubes, resorts e chácaras. Conforme dados do Relatório Epidemiológico deste ano da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), cerca de 5.800 pessoas morreram por afogamento no Brasil em 2023, o equivalente a um óbito a cada 90 segundos. “Um acidente na piscina pode ser fatal”, explica Camacho. “Não é igual a uma fratura no braço ou na perna que permite tratamento. Dependendo do tipo de acidente, não há volta.”
Para o bombeiro, a presença do profissional de salvamento garante uma ação rápida e eficaz, que evita complicações e até mesmo o óbito. Nesse sentido, a contratação de um guarda-vidas é a melhor estratégia para a prevenção de afogamentos.
Primeiros Socorros
Outro campo de atuação da Equipe Prevenção Bombeiros são as capacitações em primeiros socorros. A empresa oferece esses cursos na modalidade presencial e digital, por meio de um e-book. “Os primeiros socorros são importantes para a sociedade em geral. Qualquer pessoa deveria conhecê-los. A importância dos primeiros socorros é poder agir de forma correta e imediata, ganhando tempo enquanto o serviço especializado não chega”, explica Camacho.
Os cursos presenciais buscam adequar empresas às leis federais ou municipais. No caso de escolas da educação básica e de recreação infantil, por exemplo, a Lei Federal nº 13.722 (2018) determina a capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros, garantindo, assim, uma prestação de procedimentos iniciais antes da chegada dos profissionais de emergência, como médicos e bombeiros.
Para o bombeiro, é fundamental que todos os estabelecimentos tenham pessoas capacitadas. Camacho defende que condomínios, escolas, igrejas, empresas e comércios devem incentivar e promover esse tipo de capacitação, uma vez que, devido ao alto fluxo de pessoas nesses ambientes, a incidência de urgências também pode ser maior. Além dos cursos presenciais, a companhia oferece o e-book "Primeiros Socorros na Palma da Mão", com as principais informações para auxílio em casos de urgência. O material didático apresenta o conteúdo ilustrado, com informações práticas e objetivas, proporcionando um fácil entendimento dos procedimentos iniciais de salvamento. Confira clicando aqui.
Assessoria para AVCB
Destinada a empresas que necessitam adquirir ou renovar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) - documento que comprova a segurança do ambiente e adequação às medidas de prevenção e combate a incêndios -, a assessoria possibilita um atendimento personalizado que inclui entrevista inicial e visita técnica ao local para identificação e correção dos pontos que não se adequam aos procedimentos aceitos.
Algumas razões para o alvará ser negado, de acordo com o especialista, são a falta de extintores; a localização inadequada dos itens ou obstrução dos extintores por outros materiais ou móveis; a má sinalização dos extintores; a ausência de saída ou de sinalização de saída de emergência; e a falta de alarme ou luzes de segurança. Como a vistoria é complexa e detalhada, muitas vezes o alvará pode ser negado sem que os responsáveis compreendam os pontos a serem corrigidos. Camacho explica que o serviço de assessoria surgiu da dificuldade de algumas empresas na adequação às normas da vistoria.
“A prevenção é a palavra mais utilizada no serviço de bombeiros e guarda-vidas. É o que a gente faz na maior parte do tempo, seja como guarda-vidas, seja como bombeiro civil, seja regularizando o AVCB, seja ministrando os cursos de primeiros socorros”, conclui Camacho.
A Equipe Prevenção Bombeiros e Guarda-vidas atende por telefone e WhatsApp, pelo número (11) 97647-1897, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial da empresa https://equipeprevencao.com.br ou pelo Instagram @equipeprevencao
Negócios
04/05/2025 às 07:00
Equipe Prevenção é destaque na proteção de vidas em Mogi e região
Por: Portal News
Por meio da oferta de serviços de bombeiros e guarda-vidas, assessorias e capacitações, empresa mogiana se destaca

Douglas Camacho, bombeiro e especialista em salvamento, explica a importância da prevenção
Foto: Divulgação