"Estou desempregado e já não sei mais o que fazer". Se você chegou aqui desse jeito, seguem algumas dicas poderosas da Bíblia sobre como vencer o desemprego. São respostas bíblicas para Deus te ajudar a encontrar saída. A Palavra oferece princípios, orientações, valores e indicações de formas eficazes para superar e vencer qualquer crise, inclusive econômica e de falta de vagas de trabalho.
O desempregado é afligido por medo do futuro, de não conseguir dar de comer aos filhos, de não ter o básico para viver, de ficar com o nome sujo. Tomam sua mente e coração: desesperança, desânimo, sentimento de impotência, pessimismo, falta de coragem,vergonha, autoestima baixa e ansiedade.
Quando isso continua por muito tempo, adoece a pessoa aos poucos. Sair de casa toda manhã para bater em portas pedindo emprego, e vê-las fechadas, é uma experiência cuja dor só conhece aquele que vivenciou o problema.
A falta de empregos e a crise econômica afetam o indivíduo, a família, a igreja, a sociedade em geral. No entanto, para quem professa a fé cristã, os princípios e valores, o estudo da Bíblia, a mensagem do Evangelho e a Igreja, no cumprimento da missão, podem ajudar a lidar com o problema.
A primeira palavra de conforto é saber que Deus não abandona seus filhos. Mateus 6:25-33-34: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal".
Para você que está em dúvida se deve insistir na procura de uma vaga, aprenda com Jesus: "Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á" (Mateus 7:7).
Outra coisa é lembrar do que a Bíblia diz sobre a vontade de Deus: "Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28).
Deus sabe que você precisa sustentar sua família. "Ainda que a figueira não floresça nem haja fruto na vide... eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18). Ele é "Jeová Jiré", que significa: "Deus proverá".
Não permita que sentimentos negativos afetem sua autoestima e perseverança. É preciso sempre confiar em Deus e continuar fazendo a sua parte. Não espere o telefone tocar. Vá atrás de quem pode ter uma vaga de emprego e convença essa pessoa de que você é o melhor profissional para preencher os requisitos que o empregador necessita.
*Lenildo Medeiros, pastor e jornalista