A antropóloga e escritora Mirian Goldenberg estará em Mogi das Cruzes na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, para a palestra “A Bela Velhice” sobre Longevidade, Qualidade de Vida e Cuidados para o público 60+. O evento será às 18h30, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), que fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, Vila Nova Mogilar. O evento integra a programação do Mês da Longevidade - Viva 60+, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A participação é aberta ao público. Para assistir a palestra, os interessados devem contribuir com um pacote de leite em pó integral para os atendimentos realizados pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.
Na palestra, Mirian abordará as mudanças das representações, significados, desejos, medos, comportamentos, discursos e valores dos homens e das mulheres a respeito do envelhecimento na cultura brasileira. “Ela é uma importante escritora e antropóloga brasileira, especializada no tema e preparada para ampliar nossos conhecimentos para melhor atuarmos na área”, afirma o secretário municipal da Longevidade, Mauro Yokoyama.
A especialista aborda estereótipos e preconceitos associados aos corpos de mulheres e homens mais velhos para mostrar a importância da liberdade, do prazer e do cuidado em todas as fases da vida. “Será minha terceira vez em Mogi das Cruzes, uma cidade onde é possível construir uma bela velhice. Quero apresentar ao público um pouco do meu trabalho e das pesquisas que realizo há mais de 30 anos com pessoas de 60, 70, 80, 90 e até 100 anos”, adiantou Mirian.
Mirian Goldenberg é professora titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como colunista do jornal Folha de São Paulo.