Na avaliação da presidente do Conselho do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Almeida, infelizmente as ações que vem sendo feitas na cidade estão aquém das necessidades reais da população já idosa e daquelas que estão próximas que são os 50+. "O projeto Pro-Hiper é maravilhoso , mas precisa de investimento na infraestrutura e contratação de mais profissionais. Precisamos desse serviço espalhado minimamente um em cada território, sem isso vai continuar capenga e insuficiente para atender a população 60+ que já está bem próxima dos 70 mil habitantes de acordo com último censo IBGE", afirmou.
No dia 27 de julho, a Prefeitura de Mogi anunciou um novo modelo de funcionamento do Pró-Hiper. O tradicional serviço de qualidade de vida e apoio à saúde da terceira idade será ampliado, descentralizado para os bairros. Pelo projeto, serão 11 núcleos, com aumento de 154% nas vagas e o gerenciamento de especialistas.
Juraci defende que a pessoa idosa faça parte do plano de governo mogiano e entre no Orçamento. "Caso contrário, vamos continuar batendo palmas para as migalhas que nos oferecem . O cidadão acima dos 60 anos ajudou a construir esse país, mas a grande maioria envelheceu pobre, sem direito a boa educação, a saúde, ao trabalho digno, e hoje é totalmente dependente da Assistência Social que é ineficaz para atender essa demanda. O acúmulo dessa população, pobre doente e sozinha é cada vez mais visível na sociedade e invisível para os políticos", destacou.
O Conselho Municipal, segundo a presidente do órgão, tem trabalhado sugerindo projetos que podem amenizar o sofrimento dessa população. "Mas parece que não existe interesse na implantação. Nós fiscalizamos os serviços existentes para diminuir as violação de direitos e temos denunciado no Ministério Público as violências institucionais e familiares, mas é tudo muito devagar. O abandono da pessoa idosa nesse país é algo desumano e violento, chega a dar medo de envelhecer", salientou.
A mensagem de Juraci para as pessoas idosas é para que sejam responsáveis pelo próprio envelhecimento: "Cuide-se, goste de você, faça o melhor pra você. Não fique sozinha, procure os amigos, parentes, fuja da solidão. Aceite as limitações advindas da idade e viva a vida intensamente, ela pode ser bela para quem a faz bela".