O Coral Unai-UBC de Mogi das Cruzes está prestes a embarcar em uma nova jornada musical. Os coralistas da Universidade Aberta à Integração (Unai), voltada para pessoas com 50 anos ou mais, participarão do Festival Internacional de Corais, que será realizado na cidade de Caxambu (MG) a partir das próxima quinta-feira (17). O evento seguirá até domingo (20) com apresentações em locais do município mineiro. 


Fundado há 23 anos, o Coral Unai-UBC é dirigido pelo maestro Cleber Lourenço Felipe. A diretora da Unai, Juraci Fernandes, destaca o empenho e dedicação do grupo para se preparar para o festival. Após um período desafiador durante a pandemia, de acordo com ela, esta será a primeira viagem do coral.  "Estamos honrados em sermos selecionados para participar de um evento tão grandioso. Essa será a primeira viagem da Unai pós pandemia. Todos os alunos estão muito ansiosos por esse momento de voltar a viajar em grupo", relatou Juraci.


Os ensaios intensos têm sido fundamentais para o grupo, que, segundo Juraci, enfrenta o desafio de superar a timidez e a vergonha de se apresentar em um Festival Internacional de Corais. “A maior parte dos atuais coralistas são novatos na universidade e no coral. Eles enfrentam a questão de vencer a timidez e a vergonha de cantar, mas acredito que é uma barreira que será ultrapassada”, disse.


Para o evento em Minas Gerais, o maestro selecionou um repertório que destaca a diversidade musical e cultural do Brasil. Juraci explicou que as músicas tradicionais brasileiras se misturarão a peças renomadas internacionalmente, prometendo emocionar o público nas apresentações.


Expectativa 


 As expectativas entre os coralistas é grande. Angely Mascarenhas, que ingressou no coral recentemente, destacou os benefícios da música para a saúde. “Eu entrei no coral em março. Eu nunca cantei na vida, mas sei que cantar faz muito bem para a saúde. Estou com grandes expectativas para oferecer o melhor ao maestro e ao público que irá nos assistir”, disse 


Já Vandira Leutsinger, que faz parte do coral desde o início do ano, destacou o entusiasmo de todos os coralistas para a viagem. “Gosto muito de participar do coral e percebi que todas os coralistas estão ansiosas para viajar, cantar e conhecer pessoas novas. É um prazer imenso viver esse momento. Daremos um show, pois estamos confiantes”, disse a coralista.

*Texto supervisionado pelo editor.