O Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti abre inscrições para nove cursos a partir desta segunda-feira (16/01), totalizando 184 vagas. O projeto conta com aulas que vão desde o tricô até a dança de salão e são elaboradas semanalmente para desenvolver habilidades e incentivar os participantes a socializarem uns com os outros, mantendo corpo e mente saudáveis. Os interessados podem procurar a sede do órgão municipal (rua Benjamin Constant, 1.375 – centro), das 8 às 17 horas.

No ato da matrícula, o suzanense com mais de 55 anos deverá apresentar um documento original com foto, comprovante de residência do município e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento ocorre em dias úteis, de segunda a sexta-feira, até o preenchimento total das vagas ofertadas.

No ano passado, a unidade promoveu 15 diferentes cursos em áreas que englobam a arte e a produção manual. Entre os mais procurados estavam os cursos de canto, com um coral de 45 integrantes, assim como os de dança geral, dança de salão e artesanato, tendo cada turma 30 praticantes, além de informática, alfabetização e tricô, com 15 inscritos cada. Todas as formações recreativas buscaram o desenvolvimento de habilidades manuais, motoras e mentais, ao passo que os idosos puderam exercitar a cooperação e a socialização entre os frequentadores do centro de convivência.

Além dos cursos próprios oferecidos, a unidade também abrigou a prática do Lian Gong em parceria com a Associação Cultural Chinesa de Suzano. Com 30 participantes, as aulas incluem o trabalho do corpo e da mente por meio do movimento e do trabalho de respiração controlada, de forma que os alunos possam aliviar suas tensões e realizem uma movimentação de forma constante e suave, evitando o sedentarismo.

Outra vertente do espaço foi a execução de eventos e a participação de grupos específicos em ações promovidas pela administração municipal. Um dos exemplos foram as exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas oficinas, além de apresentações dos grupos de coral e violão em ações como o almoço de Natal, organizado no dia 17 de dezembro. Outra integração envolveu as equipes do Procon Suzano, que realizaram palestras orientativas acerca de negociações bancárias e do processo da aposentadoria com os alunos em outubro.

Para a supervisora do espaço, Adelaide Fischer, as ações organizadas são extremamente importantes para manter os idosos ativos. "Nosso foco por aqui é garantir que os alunos tenham acesso a uma variedade de cursos em grupo para que possamos estimular não só suas habilidades, mas também o senso de coletividade, pertencimento e união por meio da interação com os outros participantes", pontuou.