A Vila Dignidade, em Mogi das Cruzes, recebeu na última quarta-feira, pela primeira vez, uma ação do programa Voluntários do Bem, da Ecopistas. A ação foi feita em celebração ao Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto e consistiu na atuação de um grupo de 15 funcionários da empresa, com a participação dos idosos residentes, para remodelar a horta do equipamento, com o plantio de mudas de hortaliças, temperos e arvores frutíferas.
A ação mobilizou os idosos e a equipe que trabalha no equipamento e serviu como uma atividade de convívio e trocas, que mostrou também o reconhecimento ao trabalho ali desenvolvido. "É gratificante ver que o nosso trabalho está sendo visto e percebido, ao ponto de recebermos aqui projetos como esse. E é uma ação muito estimulante para os idosos, tanto sob o aspecto da interação social, como pelo incentivo para o cuidado e o zelo com algo que é deles", destacou a coordenadora da Vila Dignidade, Camilla Cristina Taceli.
As mudas de hortaliças, temperos e ervas de chá utilizadas para a revitalização da horta da Vila Dignidade foram produzidas pelo Viveiro de Mudas da Ecopistas. Logo, tudo o que foi plantado hoje foi doado pela empresa. "É uma oportunidade para os nossos colaboradores doarem parte do tempo que estariam na empresa para interagir e levar carinho aos idosos", explicou o coordenador de Sustentabilidade da Ecopistas, Caio Cesar Vicentini de Barros.
O programa Voluntários do Bem foi criado em 2016 pela Ecopistas e anualmente promove atividades em diversas instituições nos municípios próximos do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Nos últimos dois anos, em função da pandemia de Covid-19, as atividades foram realizadas de forma remota.