No aniversário de 465 anos de Itaquaquecetuba, o secretário municipal de Governo e de Obras, Marcello Barbosa, avalia que a cidade vive uma fase marcada pela superação do marasmo político. De acordo com ele, a atual gestão, com o prefeito Eduardo Boigues em seu segundo mandato, avançou em obras e no Plano Diretor, investiu na regularização fundiária e entregou mais de 30 escolas. Para ele, essas ações resgatam a autoestima da população. "Temos uma gama de coisas que fazem a cidade ser uma referência", frisou.
Barbosa, que é pré-candidato a deputado estadual, afirmou enxergar uma reconstrução em Itaquá, citando que o principal avanço foi "resgatar o orgulho do morador". Segundo ele, esse trabalho também foi possível pelo fortalecimento das articulações políticas. “A gestão tirou Itaquá do marasmo político. Hoje, através do prefeito Eduardo Boigues e da Secretaria de Governo, a gestão tem um diálogo franco e amplo com os governos federal e estadual, e com prefeituras locais. Inclusive, o presidente do Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) pela primeira vez é o prefeito de Itaquá”, disse.
O secretário também destacou a importância da parceria também com a Câmara Municipal, atualmente comandada pelo vereador Roque Levi Santos Tavares (PL), o Dr. Roque.
O secretário avalia que ainda há desafios estruturais. “Em Itaquá, aprendemos a trabalhar com pouco e dar muito resultado. Pela dificuldade de arrecadação, ainda temos muitos problemas. Avançamos muito, mas ainda temos o que avançar", afirmou, acrescentando que o principal ajuste que precisa ser feito é na saúde. "O prefeito disse que o segundo mandato seria focado na saúde e é o que estamos fazendo", complementou.
Para a próxima década, Barbosa acredita que o planejamento será determinante. “Imagino a cidade colhendo frutos da atual gestão, do nosso atual planejamento do que estamos desenhando para Itaquá. Vejo que tudo o que estamos fazendo hoje trará grandes resultados”, finalizou.
Trajetória
Barbosa é jornalista e empreendedor, e vive em Itaquá desde 2003. Desde jovem esteve ligado à política, com passagens pelo Grêmio Estudantil, na União de Estudantes Secundaristas e em Conselhos Municipais. Como jornalista, criou um jornal impresso, uma agência de marketing e um blog voltado a discutir os temas da cidade. Hoje, além de fazer parte da administração municipal, Barbosa é coordenador do Partido Republicanos no Alto Tietê, o mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas.