Mogi das Cruzes e região contam com serviço de Pilates personalizado para pessoas com deficiência física, sequelas por algum tipo de acidente ou patologias. Realizada pela fisioterapeuta Ana Beatriz de Oliveira Magalhães Silva, a atividade com exercícios personalizados voltados para diferentes faixas etárias, oferece tratamentos que trazem melhora física e motora. 

“Eu sempre gostei muito de trabalhar com Pilates, desde que fiz a formação no Pilates Clássico Científico. Tive a oportunidade de realizar um curso/treinamento de Pilates adaptado, e então comecei a utilizar este método com pessoas com deficiência”, contou Ana Beatriz.  A motivação para continuar, segundo ela, é a melhora dos pacientes. “Observei que auxiliou muito na reabilitação dos pacientes e que também seria uma opção para que eles continuassem uma atividade física após reabilitação. Então eu quis ter um espaço onde eu pudesse atender de forma humanizada e com qualidade esse público”, completou. 

A fisioterapeuta, que está na área há 15 anos, explica que a atividade é direcionada às pessoas que possuem deficiência física, sequelas de acidentes ou alguma patologia. “Após uma avaliação individualizada onde analiso as limitações e as capacidades que o paciente apresenta, será enquadrado para iniciar o Pilates adaptado. É um método onde se trabalha exercícios com o peso do próprio corpo ou em equipamentos”, comentou. 

O Pilates adaptado, segundo a especialista, possui alguns princípios, como centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez de movimento: “Com ele, garantimos fortalecimento, estabilização, boa postura, conexão mente e musculo e consciência corporal associado a respiração correta e melhora da ativação muscular”.

A prática pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes. “Aumenta a força e resistência muscular, melhora resistência física, coordenação motora e equilíbrio, maior flexibilidade, mobilidade, previne encurtamentos e possíveis deformidades, traz confiança e motivação”, destaca Ana Beatriz. 

Entre seus diferenciais, o pilates adaptado oferece atividades de acordo com a sua capacidade. A fisioterapeuta explica ainda que as adaptações durante os exercícios podem ser feitas com faixas, talas de lona, bolas de tamanhos variados, almofadas e apoios como rolo e caixas de posicionamento e até mesmo com auxílio das mãos da fisioterapeuta, orientando e estabilizando o movimento. “O paciente se surpreende ao conseguir realizar os exercícios, trazendo bem-estar físico e emocional”, finalizou. 

Ana Beatriz atende em Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98922-3047 ou pelo perfil no Instagram @ft_anabeatriz.