A Polícia Militar (PM) localizou, na terça-feira (7), um galpão no Jardim Viana, em Itaquaquecetuba, equipado com materiais usados para apagar e adulterar datas de validade de diversos produtos. No local, foram encontrados alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, produtos de limpeza e rações para animais, com alguns itens vencidos, outros com a validade apagada ou já remarcada. Segundo a polícia, o responsável pelo galpão e o motorista de um veículo furtado que estava no local foram detidos, e os itens apreendidos.

A equipe policial havia sido acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) para averiguar um carro possivelmente furtado. De acordo com a PM, ao chegar ao galpão, os policiais localizaram o veículo com sinais de adulteração nos identificadores e confirmaram que pertencia à vítima que registrou a denúncia. Segundo a corporação, o condutor abordado afirmou ter adquirido o carro de um indivíduo desconhecido na Estação Engenheiro Manoel Feio, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pelo valor de R$ 5 mil.

Durante a vistoria no local, além do veículo os agentes encontraram uma bancada com acetona, panos e outros materiais usados para alterar datas de validade, incluindo uma impressora industrial. Próximo à impressora, os policiais contam que verificaram produtos alimentícios com validade vencida, validade suprimida e validade remarcada. Entre os itens encontrados estavam pacotes de pão, refrigerantes, garrafas de água e de bebidas alcoólicas, bolos e outros industrializados. 

A PM informou ainda que o responsável pelo galpão declarou ter adquirido os produtos em um lote e selecionava os itens que ainda poderiam ser aproveitados. O responsável pelo galpão foi detido por suspeita de falsificação de produtos alimentícios e o condutor do veículo por receptação. Ambos, juntamente com o carro, foram conduzidos ao 1º Distrito Policial de Itaquá. O local foi preservado para perícia.

Metanol

A apreensão dos produtos no galpão acontece em um momento de intensificação das fiscalizações de bebidas em todo o estado, após casos envolvendo consumo de álcool adulterado com metanol. Em Itaquá, a Prefeitura informou que realiza a Operação Anti-Metanol de forma integrada pelo Procon, secretarias de Saúde, Receita e Segurança, além da Polícia Civil. Até esta terça-feira (7), a ação havia resultado na apreensão e destruição de mais de 150 produtos vencidos, com apoio de caminhão compactador e adega notificada.

Para denúncias, a Vigilância Sanitária atende pelo (11) 4506-4180 ou pelo e-mail vigilancia.sanitaria@itaquaquecetuba.sp.gov.br, a Ouvidoria pelo ouvidoria.saude@itaquaquecetuba.sp.gov.br, a GCM pelo 153, (11) 4753-1108 / 1421 / 1274 ou 4642-4659, o Procon pelo (11) 4642-2005 ou procon@itaquaquecetuba.sp.gov.br e a Fiscalização de Posturas pelo (11) 4753-7032 ou posturas@itaquaquecetuba.sp.gov.br.