A Polícia Militar de São Paulo deflagrou na terça-feira (21), nas áreas do Alto do Tietê, ABCD Paulista e Osasco, a maior operação com uso de drones no estado. Até a manhã de quarta-feira (22), dez pessoas foram presas, sendo três procurados pela Justiça. Ao todo, foram mobilizados 20 drones, que oferecem uma visão privilegiada das regiões em tempo real.

A ação aconteceu no âmbito da Operação Impacto, focada principalmente no combate ao tráfico de drogas em áreas previamente definidas pelo Centro de Inteligência da instituição. As transmissões foram analisadas por uma equipe da base do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M) 7, em Guarulhos, que tem contato direto com os policiais que estão na rua. 

“A operação alia tecnologia de ponta, uso de helicópteros, uso de cães para reforçar o combate ao crime em toda a Região Metropolitana. Os drones aumentam a visão e a percepção territorial das equipes policiais e os cães farejadores fazem a varredura em locais estratégicos analisados pela inteligência da Polícia. Em São Paulo, a segurança pública avança com tecnologia, planejamento e coragem”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

Para a operação, foram empenhados 230 policiais militares, incluindo tropas do 5° Batalhão de Choque (Canil) com dez cães farejadores, Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e a Força Tática. 

Até a manhã de quarta, dez pessoas foram presas, sendo três procurados pela Justiça, além da apreensão de 8 quilos de drogas. A operação segue em andamento. 

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanhou a saída dos militares para a operação. “A tecnologia se tornou a nossa aliada para dificultar cada vez mais a vida do criminoso, para asfixiar financeiramente o crime organizado e levar paz para a sociedade”, disse. 

Operação Impacto

A Operação Impacto teve início em janeiro de 2023, com foco principal no enfrentamento à criminalidade em regiões vulneráveis e com altos índices de violência. Desde então, tem se mostrado promissora com 279 mil presos — destes, 117 mil procurados —, 57 mil veículos roubados ou furtados recuperados, 491 toneladas de drogas apreendidas e 14 mil armas de fogo ilegais retiradas das ruas. 

Agora, com a utilização de drones, o objetivo é reforçar a integração da inovação tecnológica para as estratégias de segurança, intensificando o policiamento ostensivo e garantindo proteção à população.