O Alto Tietê recebeu 18.810 transferências de título de eleitores apenas de janeiro até agora. O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as pessoas transferissem os títulos para outros domicílios eleitorais terminou na última quarta-feira, dia 9. Agora, os eleitores só poderão solicitar a mudança do local de votação a partir do dia 5 de novembro, quando o cadastro eleitoral será reaberto.
Os dias que antecederam o final do prazo para fazer a inscrição eleitoral, transferir ou atualizar os dados do título, foram de grande movimento nos cartórios eleitorais da região. Muitas pessoas deixaram para resolver a situação cadastral no período.
De acordo com o levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 18.810 transferências registradas no Alto Tietê desde o início do ano, a maior parte dos pedidos foi registrada em Mogi das Cruzes. O município, que também concentra o maior eleitorado da região, teve 5.128 transferências registradas.
A cidade que ocupa a segunda posição no ranking de pedidos de transferência é Itaquaquecetuba com 4.146 pedidos efetuados. Em seguida, aparece Suzano com 3.550 eleitores que passarão a votar no município.
Salesópolis foi a cidade que recebeu o menor número de transferência do Alto Tietê. Nos cinco primeiros meses desse ano, o cartório eleitoral do município contabilizou 231 solicitações. Depois, aparece Biritiba Mirim com 253 novos eleitores.
No caso das pessoas que mudaram de domicílio eleitoral ou não solicitaram à Justiça a transferência, é necessário justificar o não exercício do voto. A justificativa deve ser feita por meio de formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que precisa ser entregue apenas no dia da eleição nos postos de atendimento. Os formulários podem ser obtidos de maneira gratuita nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos sites do TSE e do TRE. A partir de agora, os cartórios só atenderão pedidos para segunda via e certidão de quitação eleitoral.