A economia nacional ainda está longe dos resultados de outros anos, quando o poder de compra era maior e havia mais oportunidades de trabalho, mas os números vêm melhorando. Na edição de hoje (21), trazemos um balanço do ano e as perspectivas para 2026, de acordo com entrevistas com entidades representativas do setor da região, e também de Mogi das Cruzes e Suzano. 

Os reflexos da pandemia de Covid-19 ainda pairam sobre a economia, lembrando que muitos negócios tiveram grandes dificuldades e alguns até tiveram de fechar as portas. Porém, aos poucos, vai alcançando melhores resultados. Vemos, por exemplo, pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que as contratações vêm crescendo, mas ainda bem distante de outros tempos, com algumas cidades inclusive registrando saldos negativos, ou seja, perdendo vagas. 

Como indicam os representantes do comércio, os resultados de 2025 foram dentro do esperado, com a expectativa, por exemplo, de um significativo aumento das vendas neste fim de ano, considerado o melhor período para o setor. Mas sempre poderia ser melhor. Outro desafio está na mão de obra, como divulgamos recentemente, com a dificuldade de encontrar profissionais preparados para tudo que o comércio exige, como os horários estendidos especialmente neste período. 

A tecnologia também se tornou uma aliada, em tempos de inteligência artificial, mas ainda é desafiadora para grande parte dos comerciantes. A adaptação é um processo que deve ser trabalho para mesclar o trabalho com a loja física e as facilidades do comércio eletrônico, o que requer planejamento e estratégia, certamente um diferencial para os empreendedores, seja qual for o segmento. Neste sentido, as entidades oferecem capacitações que podem ajudar os lojistas. Destaque também para as promoções que incentivam às compras no comércio local. 

A expectativa é de um ano promissor, embora visto com cautela. Que 2026 seja um ano de boas vendas para todos os segmentos do comércio, como também para todos os demais setores que fortalecem a economia do país, gerando riqueza e novas oportunidades.