O basquete foi apenas parte do espetáculo vivido na noite de segunda-feira (29), no ginásio Hugo Ramos. Diante de um Hugão cheio e tomado pela emoção, o Mogi Basquete venceu o Caxias do Sul por 71 a 56, pelo último confronto do primeiro turno e do ano no NBB CAIXA, em uma noite que entrou para a história do clube com as homenagens ao maior ídolo mogiano, Shamell Stallworth.
O roteiro especial começou ainda no pré-jogo, com a exposição da camisa histórica utilizada por Shamell na marca dos cinco mil pontos, alcançada em 2016. A peça integra a mostra comemorativa dos 30 anos do Mogi Basquete, em exibição no próprio Hugão. O momento foi prestigiado pelo coordenador de saúde e performance do clube, Atílio Suarti, pelo coordenador técnico Guerrinha e pelo sócio da All Sports, Paulo Pinto. Esta será a última temporada da carreira do atleta, que atualmente defende o Caxias do Sul.
Já em quadra, a partida teve início simbólico, a bola do jogo foi entregue pelo sócio-torcedor Sidnei Luiz, reforçando a conexão entre time e torcida. No jogo, Duane abriu o placar com uma bola de três pontos, mas o primeiro quarto terminou com vantagem do adversário em 20 a 12.
A reação mogiana veio no segundo período. Com intensidade defensiva e maior eficiência ofensiva, o Mogi Basquete empatou o placar geral em 30 a 30 e virou nos instantes finais com o capitão Felipe Ruivo convertendo um lance livre, fechando a parcial em 22 a 11 e levando a equipe para o intervalo à frente, 34 a 31.
Na volta do intervalo, o time manteve o controle emocional e técnico da partida. Superior nos dois últimos períodos, venceu o terceiro quarto por 16 a 14 e dominou o quarto final com parcial de 21 a 11, consolidando a vitória por 71 a 56, a décima do Mogi Basquete na competição.
Mas o placar foi apenas um detalhe diante da atmosfera criada no Hugão. Durante o intervalo, Shamell voltou a ser o centro das atenções em uma sequência de homenagens que emocionou a torcida, atletas e dirigentes. O mascote Jaguá entrou em quadra caracterizado com a fantasia de La Casa de Papel, em alusão ao slogan “La Casa de Shamell”, enquanto as Mogi Girls, também com máscaras da série, exibiam placas com marcos históricos da carreira do americano.
Na sequência, Shamell recebeu duas regatas simbólicas, a camisa roxa histórica que marcou sua trajetória no clube, entregue pelo secretário adjunto de Esportes e Lazer de Mogi das Cruzes, Guilherme Filipin, e a atual regata do Mogi Basquete na temporada 2025/26, entregue pelo humorista e sócio da All Sports, Victor Sarro.
O ponto alto da noite veio em um momento definitivo e inesquecível, o número 24 de Shamell foi eternizado nas estruturas superiores do ginásio Hugo Ramos. A primeira camisa aposentada da história do Mogi Basquete, selando para sempre o legado de um dos maiores nomes do clube e do NBB.
Dentro de quadra, os destaques mogianos foram Anderson Barbosa, o mais eficiente da partida (21), com 11 rebotes e nove pontos, Gabriel Campos, com 15 pontos e seis rebotes, e Paulo Lourenço, que anotou 11 pontos e oito rebotes. O armador Raffael Mencarini não atuou, poupado após sentir um incômodo na tendinite do tendão de Aquiles direito.
A noite contou ainda com ativações da NBA Store Mogi das Cruzes em um dos intervalos, com uma disputa de lances livres que premiou um torcedor com vouchers da loja, reforçando o clima festivo da partida.
O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster das Loterias CAIXA e do Governo Federal, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), bola oficial Molten e marca esportiva oficial Under Armour.
Esportes
30/12/2025 às 10:20
Shamell é homenageado e Mogi Basquete vence Caxias do Sul
Por: Portal News
No último jogo do primeiro turno do NBB CAIXA, ginásio Hugo Ramos lotado celebra o ídolo com aposentadoria da camisa 24, enquanto o time conquista a décima vitória na temporada
Mogi Basquete vence, emociona e eterniza o legado de Shamell
Foto: Wilian Oliveira