Berço do Rio Tietê, um dos principais símbolos de São Paulo, o Alto Tietê é um território de expressiva relevância ambiental, cultural e socioeconômica. Apesar de sua proximidade com a capital paulista, principal mercado emissor de turistas do Estado, ainda abriga um vasto patrimônio natural e cultural pouco explorado, o que viabiliza grande potencial para o desenvolvimento do turismo sustentável. 

O Alto Tietê oferece um mosaico de experiências turísticas diversificadas, que englobam o turismo de aventura, de contemplação da natureza, o religioso, o cultural, o cicloturismo e mais recentemente, o rural. Este último está em ascensão, formado por um conjunto de atividades realizadas em áreas rurais, com foco em vivências autênticas que valorizam a cultura local, a paisagem natural, a produção agropecuária e o modo de vida do campo. 

As experiências proporcionadas pelo turismo rural incluem hospedagem em propriedades agrícolas, cavalgadas, trilhas ecológicas, degustação de produtos locais e atividades de "colha e pague", que aproximam o visitante do cotidiano rural. As práticas têm contribuído para o fortalecimento da identidade territorial e para a diversificação econômica das propriedades, respeitando os valores culturais e produtivos das comunidades locais. 

O crescimento expressivo da demanda por esse tipo de experiência foi impulsionado, em grande parte, pela pandemia da Covid-19, que despertou o interesse da população por ambientes ao ar livre. No Alto Tietê, o cenário é favorável à expansão do turismo rural, em razão da expressiva produção de frutas, como caqui e nêspera, hortaliças, cogumelos e flores, cultivos que despertam o interesse dos visitantes e ampliam as oportunidades de geração de emprego e renda. 

O turismo rural se consolida como uma importante estratégia de desenvolvimento territorial, ao fomentar o empreendedorismo, promover a sustentabilidade ambiental e econômica, e contribuir para a permanência do produtor no campo, além de fortalecer o vínculo entre o meio rural e a sociedade. 

 

Samira Gardziulis é gestora regional de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-SP no Alto Tietê