Referência na proteção às mulheres, a Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal de Suzano, completou 11 anos nesta semana, com números significativos de mulheres atendidas e entre elas, nenhuma vítima de feminicídio registrada, uma grande conquista. 

O grupamento, criado em 2014 na cidade, é o terceiro mais antigo do país, e desde então já atendeu mais de 5 mil mulheres, sendo que 247 seguem atualmente assistidas. Ao longo de 11 anos, formam mais de 88 mil rondas domiciliares e 106 prisões em flagrante. A coordenadora é Jaqueline Ferreira, que já tivemos o privilégio de receber no Café com Mogi News. 

Parabéns a toda equipe do grupamento e a gestão susanense por ter sido uma das primeiras a desenvolver esse importante trabalho que aumenta a segurança das mulheres vítimas de violência e certamente estimulou que outras cidades seguissem na mesma direção. Um trabalho como este também incentiva as mulheres a denunciarem agressões, coibindo novos casos, conscientizando as mulheres sobre seus direitos. 

A própria Lei Maria da Penha, que dá nome ao grupamento, é recente, completou 19 anos no mês de agosto, e tem sido fundamental no enfrentamento à violência doméstica. A mulher que dá nome à lei, Maria da Penha Maia Fernandes, foi vítima de duas tentativas de feminicídio, e se tornou símbolo da luta contra a violência, transformando a cultura e mostrando que é preciso intervir sim em brigas de marido e mulher. 

Desde a pandemia de Covid-19, o X vermelho desenhado na palma da mão e o gesto com a mão virada para frente, o polegar dobrado e os outros dedos fechados sobre o polegar são sinais de mulheres pedindo ajuda, procurando escapar da violência. 

Infelizmente mesmo avançando na segurança e proteção, ainda temos uma cultura que precisa ser transformada para que a mulher de forma geral possa seguir seus próprios caminhos longe da violência, longe de quem acredita que tem algum direito sobre ela. Temos evoluído certamente, mas sempre há muito a ser feito pelas mulheres de hoje e principalmente pelas futuras gerações.