A indisciplina em sala de aula é um dos principais obstáculos enfrentados por professores no Brasil e em diversos países. Segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), realizada pela OCDE, os docentes brasileiros gastam mais de um quinto do tempo de aula apenas para manter a ordem. Isso significa que, em uma jornada de cinco horas, mais de uma hora é desperdiçada com tentativas de controlar comportamentos inadequados.
Esse tempo perdido não é apenas um número: ele representa conteúdos não ensinados, atividades não realizadas e oportunidades de aprendizagem desperdiçadas. Além disso, 44% dos professores relatam interrupções constantes dos alunos, o dobro da média internacional. O impacto é ainda mais profundo entre os professores iniciantes, que enfrentam mais dificuldades para manter a disciplina, com 66% relatando problemas frequentes, contra 53% entre os mais experientes.
A situação brasileira reflete uma tendência global. Países como Finlândia e Bélgica — reconhecidos por seus sistemas educacionais — também têm enfrentado aumento na indisciplina. A OCDE identificou que a parcela de tempo gasto com controle de sala aumentou em quase todos os sistemas educacionais desde 2018, o que sugere uma crise mais ampla na relação entre alunos e ambiente escolar.
Além do prejuízo pedagógico, há consequências emocionais e físicas para os professores. 16% relatam impactos na saúde mental e 12% afirmam que a docência afeta sua saúde física. Esses dados revelam que a indisciplina não é apenas um desafio didático, mas também um fator de desgaste profissional.
Portanto, é urgente que as famílias se unam às escolas para enfrentar esse problema. O envolvimento da comunidade escolar é imprescindível para restaurar o ambiente de aprendizagem e garantir que o tempo em sala seja dedicado ao que realmente importa: ensinar e aprender.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta